Você está visualizando atualmente 7 em 10 alunos no Brasil não sabem o mínimo de matemática básica
No ranking geral da disciplina, o Brasil ocupa a 64º posição, 80 países participaram da avaliação

7 em 10 alunos no Brasil não sabem o mínimo de matemática básica

Apenas 1% dos alunos no Brasil obtiveram os melhores níveis de rendimento matemático

Sete a cada dez alunos brasileiros de 15 anos não aprenderam o mínimo esperado de matemática, mostra o Pisa 2022, principal avaliação de educação básica no mundo.

O que aconteceu

Esses alunos não conseguem resolver contas simples, nem comparar a distância entre duas rotas, por exemplo. Os alunos também não sabem fazer equações consideradas simples.

O percentual de alunos com baixo desempenho em matemática é de 31% nos países da OCDE, “clube dos ricos”, enquanto no Brasil é de 73%. Os dados divulgados hoje são referentes a 2022 quatro anos antes, em 2018, esse percentual era de 68% entre os brasileiros (24% na OCDE).

Apenas 1% dos alunos no Brasil obtiveram os melhores níveis de rendimento matemático. Em países como Singapura, que lidera o ranking com os melhores resultados, 41% dos alunos alcançaram esse indicador.

No ranking geral da disciplina, o Brasil ocupa a 64º posição, 80 países participaram da avaliação. Estudantes de Singapura, Macau, Japão e Coreia ocupam as primeiras posições.

Os estudantes brasileiros mais ricos conseguiram 77 pontos a mais do que os alunos pobres na matéria. A desigualdade, entretanto, foi menor em relação à média de 37 nações da OCDE, que fica em 93 pontos.

A falta de professores de matemática e dificuldades na formação estão entre as razões apontadas para o baixo desempenho do Brasil. “Há também um certo estigma contra essa disciplina que ocorre em vários países, não exclusivamente no Brasil”, afirma João Marcelo Borges, gerente de pesquisa e inovação do Instituto Unibanco.

O Pisa mede o desempenho dos estudantes de 15 anos em matemática, leitura e ciências. As habilidades em matemáticas receberam maior foco nessa edição.

Metade não sabe mínimo em leitura, nem em ciências

O Brasil registrou um desempenho melhor nas habilidades de leitura e ciências, mas ainda assim abaixo da média da OCDE. Por exemplo, 50% dos estudantes não conseguem encontrar a ideia principal em um texto. A média geral é de 26%.

Aliás, a nota média do Brasil em leitura caiu de 413 pontos para 410, de 2018 para esta última edição. Apesar de uma diminuição ser sempre preocupante, segundo especialistas consultados pelo UOL, outros países tiveram um recuo maior que o do Brasil.

Costa Rica, por exemplo, reduziu 11 pontos, e Hong Kong teve uma diminuição de 25 pontos. Esse último, entretanto, se mantém entre os primeiros colocados com 500 pontos na média.

Em ciências, 55% dos alunos no Brasil não sabem o mínimo esperado sobre a disciplina. Esses estudantes não conseguem reconhecer a explicação certa para fenômenos científicos, por exemplo.

No ranking geral de leitura, o país ficou em 52º em leitura e em 61º em ciências. Mais de 10 mil alunos brasileiros realizaram a avaliação.

7-em-10-alunos-no-brasil-nao-sabem-minimo-de-matematica

O que dizem os especialistas

“O Pisa 2022 confirmou, com rara exceções, que a pandemia impactou os resultados de aprendizagem de boa parte do mundo. No Brasil, mesmo com a pandemia, há indícios de que políticas podem estar começando a fazer efeito, como a expansão da jornada integral, o foco na alfabetização.” Disse, Olavo Nogueira Filho, diretor executivo do Todos pela Educação.

“Um uso adequado de tecnologia pode auxiliar bastante [na matemática], sobretudo com gamificação, porque aumenta o interesse, desde que haja condições nas escolas e preparo dos professores. Além, é claro, de um monitoramento contínuo da aprendizagem.” Comenta, Marcelo Borges, gerente de pesquisa e inovação do Instituto Unibanco.

Fonte: terra