Você está visualizando atualmente 6 tecnologias inovadoras que são destaque na Copa do Catar
A bola Al Rihla é equipada com o Adidas Suspension System, um sensor de movimento que envia dados 500 vezes por segundo

6 tecnologias inovadoras que são destaque na Copa do Catar

Pela primeira vez, os jogadores da Copa do Mundo têm acesso a um aplicativo de jogador, o FIFA Player

Copa do Mundo da FIFA 2022 no Catar promete ser a copa com mais tecnologias de todos os tempos, com inovações dentro e fora das quatro linhas do campo. A seguir, confira 6 inovações que foram implementadas na competição para melhorar a experiência tanto dos jogadores, quanto dos torcedores.

1. Bola Al Rihla

Bola oficial do maior torneio esportivo do mundo, a Al Rihla é equipada com o Adidas Suspension System, um sensor de movimento que envia dados 500 vezes por segundo. Assim, esse dispositivo é imperceptível para os jogadores e fornece, segundo a reportagem do Tomorrow’s World Today, uma “visão sem precedentes” de cada elemento do movimento da redonda para melhorar a qualidade e a velocidade da tomada de decisões do VAR (Árbitros Assistentes de Vídeo) e da tecnologia de impedimento semiautomatizado.

6-tecnologias-inovadoras-que-sao-destaque-na-copa-do-catar

2. Tecnologia de Impedimento Semiautomática

Por falar em impedimento, outra inovação da Copa do Mundo do Catar é a tecnologia de impedimento semiautomatizado. Cujo objetivo é permitir que os árbitros de vídeo e em campo tomem decisões mais rápidas, precisas e reproduzíveis. Aliás, o sistema é tem inteligência artificial e utiliza 12 câmeras dedicadas montadas sob as coberturas dos estádios para rastrear a bola e até 29 pontos de dados de cada jogador.

Portanto, as informações são coletadas 50 vezes por segundo e fornecem um alerta de impedimento automatizado para os árbitros sempre que um atacante está em posição irregular. Os pontos de dados posicionais para tomar a decisão  gerados em uma animação 3D. Exibida nas telas dos estádios e disponibilizada aos parceiros de transmissão da FIFA para explicar melhor a decisão.

6-tecnologias-inovadoras-que-sao-destaque-na-copa-do-catar

3. Aplicativo FIFA Player

Pela primeira vez, os jogadores da Copa do Mundo têm acesso a um aplicativo de jogador, o FIFA Player. Ele fornece aos atletas informações – capturadas por uma equipe de analistas de desempenho especializados – sobre seu desempenho em campo logo após cada partida.

Com ele, o jogador fica sabendo, por exemplo, o quanto se moveu para receber a bola. A pressão que aplicou a um adversário, locais de recebimento de passes, distância percorrida em vários limites de velocidade, número de ações acima de 25 km/h e velocidade máxima atingida.

4. Bonocle e Feelix Palm

Para que os fãs de futebol com deficiência visual aproveitem a competição, tiveram introdução na edição deste ano as tecnologias Bonocle e Feelix Palm. A Bonocle é a primeira plataforma de entretenimento em braille do mundo e usa funcionalidades de transcodificação e tecnologias Bluetooth. No entanto,o Feelix Palm é um comunicador com recursos táteis. Sendo assim, usando impulsos elétricos, ele oferece mensagens em braile para deficientes visuais sem restringir seus movimentos físicos ou audição.

5. Tecnologia Avançada de Resfriamento de Estádio

Para garantir o conforto térmico durante a competição, sete dos oito estádios da Copa do Mundo da FIFA 2022 no Catar contam com a tecnologia de refrigeração avançada para mantê-los a cerca de 20°C, temperatura considerada ideal para jogadores e torcedores. Assim, o sistema, estimado ser 40% mais sustentável e mais eficiente em termos de energia em comparação com as técnicas convencionais. Além disso, usa uma combinação de isolamento e resfriamento direcionado para resfriar apenas os locais onde as pessoas estão.

6-tecnologias-inovadoras-que-sao-destaque-na-copa-do-catar

6. Câmeras e algoritmos

No quesito segurança, os centros de comando e controle no Catar contam com mais de 15.000 câmeras nos estádios para rastrear os movimentos das pessoas durante os jogos. De acordo com reportagem do jornal The Washington Post.

Assim, algoritmos também estão sendo usados para tentar evitar tumultos no estádio – eles dependem de vários pontos de dados, incluindo vendas de ingressos e locais por onde os torcedores entram. Junto a isso, o Lusail Stadium, que comporta mais de 80 mil pessoas e onde será a final da Copa. Alías, recebeu uma tecnologia de reconhecimento facial para rastrear os fãs de futebol.

Fontes: vivomeunegócio, epocanegócios