Pela primeira vez, os jogadores da Copa do Mundo têm acesso a um aplicativo de jogador, o FIFA Player
A Copa do Mundo da FIFA 2022 no Catar promete ser a copa com mais tecnologias de todos os tempos, com inovações dentro e fora das quatro linhas do campo. A seguir, confira 6 inovações que foram implementadas na competição para melhorar a experiência tanto dos jogadores, quanto dos torcedores.
1. Bola Al Rihla
Bola oficial do maior torneio esportivo do mundo, a Al Rihla é equipada com o Adidas Suspension System, um sensor de movimento que envia dados 500 vezes por segundo. Assim, esse dispositivo é imperceptível para os jogadores e fornece, segundo a reportagem do Tomorrow’s World Today, uma “visão sem precedentes” de cada elemento do movimento da redonda para melhorar a qualidade e a velocidade da tomada de decisões do VAR (Árbitros Assistentes de Vídeo) e da tecnologia de impedimento semiautomatizado.
2. Tecnologia de Impedimento Semiautomática
Por falar em impedimento, outra inovação da Copa do Mundo do Catar é a tecnologia de impedimento semiautomatizado. Cujo objetivo é permitir que os árbitros de vídeo e em campo tomem decisões mais rápidas, precisas e reproduzíveis. Aliás, o sistema é tem inteligência artificial e utiliza 12 câmeras dedicadas montadas sob as coberturas dos estádios para rastrear a bola e até 29 pontos de dados de cada jogador.
Portanto, as informações são coletadas 50 vezes por segundo e fornecem um alerta de impedimento automatizado para os árbitros sempre que um atacante está em posição irregular. Os pontos de dados posicionais para tomar a decisão gerados em uma animação 3D. Exibida nas telas dos estádios e disponibilizada aos parceiros de transmissão da FIFA para explicar melhor a decisão.
3. Aplicativo FIFA Player
Pela primeira vez, os jogadores da Copa do Mundo têm acesso a um aplicativo de jogador, o FIFA Player. Ele fornece aos atletas informações – capturadas por uma equipe de analistas de desempenho especializados – sobre seu desempenho em campo logo após cada partida.
Com ele, o jogador fica sabendo, por exemplo, o quanto se moveu para receber a bola. A pressão que aplicou a um adversário, locais de recebimento de passes, distância percorrida em vários limites de velocidade, número de ações acima de 25 km/h e velocidade máxima atingida.