Veja como combinar essas tonalidades de maneira elegante e criativa
Para ajudar quem tem medo de apostar em uma paleta quente, a Cerâmica Atlas, líder na fabricação de pastilhas de porcelana e cerâmicas grés de pequenos formatos, apresenta ideias de ambientes repletos de estilo. Confira a seguir!
1. Cores quentes que proporcionam sensação de calor
O vermelho, o amarelo e o laranja são cores que proporcionam as sensações de calor, vitalidade e descontração. Entretanto, seu uso requer um pouco de cuidado para que o ambiente não fique colorido demais ou, então, repleto de informação.
Neste caso, é possível combinar móveis mais neutros e revestimentos mais vivos ou, até mesmo, peças estampadas, que mesclam tonalidades claras e escuras. Não há uma regra pré-definida nem certo ou errado. O importante é que os moradores se sintam bem!
2. Customização com detalhes coloridos
Sendo assim, a customização consiste em “desmontar” essa placa, depois do projeto bem-definido, e retirar as pastilhas para um trabalho artesanal, em que elas serão colocadas uma a uma até formar um desenho específico. Para que o resultado fique perfeito, o ideal é buscar profissionais especializados nesse tipo de serviço.
3. Vermelho ou vinho no décor
A gama de possibilidades que o vermelho é capaz de trazer impressiona muitos que não estão acostumados a lidar com essa tonalidade na decoração. Moradores e visitantes podem adorar o impacto que essa cor, assim como suas variações, é capaz de criar no ambiente.
É possível combiná-la com outras cores de pastilhas e revestimentos ou, então, eleger um ambiente (ou cantinho dele) para dar mais destaque e atrair todos os olhares.
4. Atenção para a iluminação
Por outro lado, a luz difusa ou indireta suaviza os tons quentes, criando uma atmosfera mais acolhedora. Experimente diferentes tipos de lâmpadas e disposições de luz no espaço, ajustando conforme necessário para encontrar o equilíbrio ideal.
5. O tamanho do espaço faz diferença
Ao considerar o tamanho do espaço ao usar cores quentes na decoração, é importante adaptar a intensidade e a saturação dessas cores de acordo com as dimensões do ambiente.
Em espaços pequenos, tons mais claros de cores quentes, como tons pastéis ou nuances mais suaves, são preferíveis para evitar uma sensação de opressão visual. Esses tons ajudam a criar a ilusão de um espaço mais amplo e arejado, ao mesmo tempo em que adicionam calor e vitalidade à decoração.