De vendedor ambulante a bilionário, empresário construiu império na TV e deixou lições que ainda inspiram
Silvio Santos morreu no último sábado (17) e deixou um legado para o público. Fundador de uma das maiores emissoras de TV do Brasil, ele construiu a carreira do zero e se consolidou, dessa forma, como um dos maiores profissionais de comunicação do país. Com uma fortuna estimada em R$ 1,6 bilhão, o apresentador fez parte do ranking de bilionários da Forbes, e ocupou o 209º lugar no ranking geral do Brasil. Além de fazer história como fundador do SBT, Silvio Santos inspirou diversas gerações com uma carreira digna das telonas. Desse modo, ele deve ganhar filme nos cinemas brasileiros em setembro. Confira 3 dicas da carreira de Silvio Santos para levar na vida profissional.
3 dicas da carreira de Silvio Santos para se inspirar
Faça da conexão um pilar
Comunicador na vida profissional e pessoal, Silvio Santos tinha talento para se conectar com as pessoas. Seja com a terceira maior audiência da TV no Brasil ou com os funcionários das suas empresas, o apresentador construiu uma rede de relacionamentos que ajudou no seu sucesso.
Além de usar a boa conversa como um instrumento de trabalho, ele construiu um legado que vai muito além da TV ao conquistar a confiança do público. Peça-chave no mundo corporativo, a habilidade de se conectar com as pessoas é essencial para expandir e firmar a carreira.
Encare o desafio e batalhe pelo sonho
No entanto, com uma trajetória de altos e baixos, Silvio Santos sempre fez questão de destacar a importância do trabalho duro. Ainda na adolescência, ele começou a carreira como vendedor ambulante, até que conseguiu a oportunidade de trabalhar em uma emissora carioca de rádio, apadrinhado pelo humorista e apresentador Manuel de Nóbrega (1913-1976).
Degrau por degrau, ele se encontrou na comunicação, mergulhou no mundo da TV e construiu o que hoje é a segunda maior rede de televisão do Brasil, com 114 emissoras afiliadas em todo o território nacional.
Embora, entre suas frases marcantes ao longo dos anos de televisão, Silvio Santos deixou uma lição importante para qualquer carreira: “Só não consegue o objetivo quem sonha demasiado. Quem pretende dar o passo maior do que as pernas. Quem acredita que as coisas são fáceis. Todas as coisas são difíceis, elas precisam ser lutadas.”
Tenha olhos no futuro
Contudo, com um olhar voltado para o futuro, Silvio Santos criou e consolidou o SBT enquanto planejava seus próximos passos profissionais e pessoais. No entanto, entre a carreira de comunicador e empresário, ele mirou no legado da empresa, que hoje tem mais de 40 anos no mercado. Embora o planejamento foi uma parte importante da carreira do profissional, tanto que ele já pensou na sucessão com antecedência.
Contudo, antes da sua morte, o SBT já tinha uma nova pessoa no comando. Daniela Beyruti, uma das seis filhas do empresário, foi designada como sucessora e está à frente da empresa desde 2023. Contudo, outra das herdeiras do comunicador, Patricia Abravanel, passou a substituir o pai no “Programa Silvio Santos” em 2022.
Por fim, o bilionário inseriu as herdeiras no negócio desde cedo e deixou o futuro das filhas e do SBT encaminhado. Planejar os próximos passos com atencedência, seja da empresa ou da própria carreira, pode ajudar a ter mais tranquilidade e clareza nos seus objetivos profissionais.
Fonte: Forbes