O produto substitui o plástico filme para embalar alimentos
Marcado para o começo de outubro, nos dias 5 e 6, o 1º Evento de Empreendedorismo do estado de MS (Mato Grosso do Sul), Empreendefest, de forma gratuita aos visitantes poderão conferir os trabalhos de mais de 60 expositores.
Além disso, o espaço do evento contará com Palco Sebrae Startups, Arena Business e Arena Games e Sala de Oportunidades. As inscrições poderão ser feitas através do link empreendefest.com.br e será transmitido também de forma on-line.
Dessa forma, na data de estreia do evento, 5 de outubro, é comemorado o Dia da Micro e Pequena Empresa, em alusão à data, expositores de vários segmentos: vestuário, serviços, cosméticos, acessórios, alimentação e artesanato, farão parte da ação e, ainda, um espaço exclusivo será designado para o empreendedorismo feminino.
Para a analista-técnica do Sebrae/MS, Lucielle Lima, o ambiente ajuda a dar visibilidade para os negócios liderados por mulheres, e reforça a importância do empreendedorismo feminino, cujo números ultrapassam os 122 mil no estado, segundo o estudo “Donas de Negócio no Brasil”, disponível no DataSebrae.
Empreendedorismo MS
“A ideia é que elas possam expor seus produtos e serviços no Empreendefest, compartilhando suas histórias de sucesso para trocar experiências com outras empreendedoras. Mas, uma oportunidade única para as mulheres empreendedoras que são acompanhadas pelo Sebrae divulgarem seus negócios e conquistarem novos clientes e parceiros”, comenta a analista-técnica.
Por isso, uma das expositoras no Empreendefest, a proprietária do Sapotis, Carina Souza de Freitas, viu oportunidade em abrir um negócio com a maternidade.
Em seu antigo trabalho, Carina diz que as viagens eram constantes e veio a ideia de ficar mais próxima à filha criando o próprio negócio.
Por isso, nasceu a Sapotis, uma marca de estampas inspiradas na fauna brasileira, com o propósito de levar mais conhecimento e pertencimento.
Então, para ela, o papel do Sebrae/MS veio logo de início por meio do programa Sebrae Delas e foi de suma importância, principalmente, com os serviços on-line.
“Eu moro no interior do Estado, então, participei do Sebrae Delas de forma on-line e gratuita na pandemia. Fiz também algumas consultorias, a jornada premium, o Empretec. Eu gostaria de fazer algo para direcionar o meu negócio desde o começo. O Sebrae me ajudou a colocar o modelo de negócio no papel, com apoio na parte de consultoria, que continuo tendo até hoje”, reforça Carina.
Diferença nos negócios
Outra expositora do evento, Elis Regina percebeu que a união entre duas mulheres também faria diferença nos negócios. Em 2022, depois de um ano de criação da marca Ybirá Ecodesign, Elis chamou sua irmã para ajudar no empreendimento de panos de algodão com cera de abelha, óleo de coco e resina vegetal.
O produto substitui o plástico filme para embalar alimentos, além de ser uma adaptação sustentável, a liga da cera tem propriedades antibacterianas, que ajuda na conservação.
Com isso, foi necessário a formalização da com isso, foi necessário a formalização da empresa, que contou com a ajuda do Sebrae, incluindo cursos, o Sebrae Delas e o Empretec.
“Estamos caminhando para vender não só em feiras, como vender em lojas de produtos naturais. Participamos de um evento internacional, o Green Metric. Estamos com uma expectativa enorme no Empreendefest, pois é a primeira vez que vamos participar de um evento tão grande de empreendedorismo”, ressalta a empreendedora.
Camila da Silva Brito, criadora da marca Tekohá Alimentos, que tem como carros chefes o cogumelo shimeji fresco e a caponata de cogumelo Shimeji, diz que o Empreendefest será fundamental para conhecer de perto o feedback dos clientes.
“A minha expectativa é alta, pois irei lançar novos produtos e fazer a degustação com os clientes, isso será importante para saber os rumos que vou tomar para o ano de 2024. Espero alcançar novos clientes também e divulgar ao máximo meus produtos e efetuar vendas”, destaca Camila.
Programa de aceleração
O Sebrae Delas é um programa de aceleração com o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres.
Por isso, ainda de acordo com a analista-técnica do Sebrae/MS, Lucielle Lima, programas e exposições como esses ajudam a promover a igualdade de gênero no mundo dos negócios.
Nesse sentido, para ela, o Empreendefest terá a proposta de inspirar outras mulheres a seguirem seus sonhos e acreditarem no potencial empreendedor.
Sendo assim, participante do Sebrae Delas, Edimara Pereira Ramirez, estará no Empreendefest com o estande da Start Contabilidade, e acredita que é necessário sempre buscar inovação nos negócios.
“É muito difícil para o “pequeno” ter essa competitividade com os que já estão no mercado e já têm nome conceituado. Conseguimos despertar nos outros empresários uma forma diferente de fazer negócio, oferecendo mais pessoalidade, um sistema mais humanizado nas relações, e isso fomenta a economia. Mas, eu penso que a microempresa precisa sempre inovar com informações, acesso ao cliente e sendo criativo”, finaliza a expositora.
Serviço EmpreendeFest 1º Festival de Empreendedorismo do MS
Data: 5 e 6 de outubro
Hora: 14h às 20h
Local: Bosque Expo Shopping Bosque dos Ipês Campo Grande/MS
Investimento: Gratuito
Fonte: gov.ms