No momento, você está visualizando Estudo com mais de 100 mil adolescentes revela que 12% deles admitem praticar bullying na escola
Um estudo coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais, e baseado em dados do IBGE, revelou que 12% de 100 mil adolescentes, admitem praticar bullying na escola. Foto: Freepik

Estudo com mais de 100 mil adolescentes revela que 12% deles admitem praticar bullying na escola

Adolescentes que praticam bullying na escola afirmaram que sofrem violência da família e que já usaram álcool e drogas antes de agredir um colega

Um estudo, feito com mais de 100 mil adolescentes, revelou que 12% deles praticam bullying com outros alunos na escola. A maioria disse que sofre violência da família e que já chegou a usar álcool e drogas antes de agredir um colega. Contudo, o filho desta mulher sofreu bullying dos colegas aos 17 anos.

Um estudo coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais, e baseado em dados do IBGE, revelou o perfil nacional dos estudantes que praticam o bullying. Sobretudo, foram ouvidos mais de 125 mil adolescentes, entre 13 e 17 anos.

12% deles admitiram que fazem bullying com os colegas. Todavia, a pesquisa mostrou que problemas familiares, de saúde mental e comportamentos de risco estão diretamente associados às agressões. Por outro lado, 20% dos adolescentes sofriam violência de familiares; 27% usaram álcool e drogas ilícitas pelo menos 30 dias antes de praticar o bullying; e 16% afirmaram não ter amigos.

Quando surgiu o termo bullying?

Em conclusão, o bullying, como comportamento de intimidação ou agressão entre crianças e adolescentes, não surgiu “de repente” em uma data específica, mas sempre existiu de alguma forma ao longo da história. O que mudou foi que ele começou a ser estudado e reconhecido como um problema sério nas escolas.

O psicólogo norueguês Dan Olweus começou a estudar sistematicamente a violência entre alunos nas escolas da Noruega nos anos 1970. Desde então, as pessoas passaram a usar o termo bullying, que vem do inglês. Ele criou, contudo, o que ficou conhecido como Programa Olweus de Prevenção ao Bullying. que é um dos primeiros programas escolares a tratar do tema de forma estruturada.

Portanto:

  • O bullying existe há séculos, mas de forma informal e muitas vezes ignorada.

  • O reconhecimento e estudo do bullying nas escolas começaram oficialmente nos anos 1970.

Fonte: r7