No momento, você está visualizando 100% dos municípios de Mato Grosso do Sul contam com ensino profissionalizante
100% dos municípios de MS, estão oferecendo ensino profissionalizante para a população. Foto: Gov.MS

100% dos municípios de Mato Grosso do Sul contam com ensino profissionalizante

100% dos municípios de MS, incluindo Dourados, Jateí, Ponta Porã e Campo Grande, estão oferecendo ensino profissionalizante para a população

Pelas salas de aula do recém-reformado prédio do Centro Estadual de Educação Profissional Profª Evanilde Costa da Silva, em Dourados, alunos concentrados. Mesmo em uma noite fria no inverno douradense e após um longo dia de trabalho, lá estão eles – em sua maioria, mulheres, adultas, investindo tempo e energia em busca de novas oportunidades. Ao decorrer do texto, confira quais são os municípios de MS que contam com ensino profissionalizante.

Ivonete Brito Lopes é uma delas: com uma longa jornada de trabalho dentro de fora de casa, ela é aluna do curso de Assistente de RH, oferecido pelo programa Pronatec Mulheres Mil. E um detalhe chama a atenção: a dona de casa estuda ao lado da filha, Brenda, de 17 anos, aluna do mesmo curso.

“Sempre corri atrás de estudar e aprender, porque acredito que os pais são espelho para os filhos. Já tinha feito outros cursos aqui, mas com ela é a primeira vez. Estou muito feliz e animada”, contou.

100% dos municípios de MS contam com ensino profissionalizante, confira mais detalhes a seguir sobrec

No início, somente a filha conseguiu uma vaga. Como a família mora longe, Ivonete levava Brenda para o curso e aguardava do lado de fora da sala de aula, enquanto fazia crochê. Uma semana depois, surgiu uma vaga e a instituição finalmente a matriculou.

“Minha vida nunca foi fácil, mas sempre fiz a minha parte. Gosto de estudar, aprender coisas novas, e estimulo meus filhos a fazerem ao mesmo. Não quero que minha filha dependa de homem: quero que estude e conquiste as coisas por mérito próprio”, afirma, orgulhosa.

O ânimo de Ivonete em estudar e ingressar em uma nova profissão não é algo raro no CEEP em Dourados, localizado em um prédio amplo bem em frente ao Parque Rego D’água, no jardim Água Boa. A localização é estratégica, no bairro mais populoso da segunda maior cidade do interior do Estado.

Além de Dourados, a unidade atende ainda aos polos de Glória de Dourados, Jateí e Ponta Porã

As instituições oferecem cursos de qualificação profissional ou educação profissional técnica de nível médio em várias áreas, como recepcionista, assistente de recursos humanos, inglês, espanhol, cuidador de idosos, gestão de dados, copeiro e alimentação escolar. Tudo sem custo, oferecido pela Secretaria de Estado de Educação.

A oportunidade não é privilégio de Dourados e região: a educação profissional está presente em 100% dos municípios de Mato Grosso do Sul, seja pelas unidades do CEEP – que também funcionam em municípios como Campo Grande, Chapadão do Sul e Naviraí, ou ainda por meio das unidades da Rede Estadual de Ensino.

Em 2025, são 41 mil estudantes matriculados em cursos da educação profissional no Estado. Essa ampliação recorde foi possível graças ao investimento de mais de R$ 100 milhões. Além disso, a Secretaria de Estado de Educação caminha para atingir a meta de 50% dos estudantes de Ensino Médio cursando os itinerários da Educação Profissional – hoje são cerca de 45%. Prevê-se alcançar o objetivo ainda em 2025, embora estivesse previsto para 2027.

Autoestima e inclusão social

Para a diretora do CEEP em Dourados, Alini Lima Nolasco, a oportunidade vai muito além da qualificação e formação de mão-de-obra. É uma questão social. “Nosso público vai desde os 14 até os 50 ou 60 anos, e para muitos esta é oportunidade de socializar novamente. Essa vivência social renova a autoestima e promove uma troca com os mais jovens, já que nossas turmas são bem mistas, com alunos das mais diversas idades”, avalia.
Desde que fundou seu centro em Dourados em 2017, a organização já formou mais de 2 mil profissionais. É um trabalho que realizamos com empenho, dedicação e muito orgulho.“Temos muito cuidado ao selecionar os professores, para que sejam realmente especialistas em cada área. Hoje em nosso município existem muitas vagas de emprego, e muitas delas não são preenchidas pela falta da qualificação profissional. Nosso trabalho é preparar estes profissionais para que estejam aptos para o que o mercado de trabalho precisa”, acrescenta.

A Cleozimira Bebete é aluna do curso de cuidador de idosos – profissão que descobriu durante a pandemia. É uma das mais ativas do curso, e não perde nenhuma aula. “Estou aprendendo muito mais e trocando experiências com os colegas. Todos nós temos muito a aprender e estou muito feliz em ter essa oportunidade”, afirmou, otimista.

A Crislaine Lescano também soube dos cursos profissionalizantes por terceiros, e tratou logo de se matricular. “Achei muito interessante e como estudante de psicanálise, achei que aprender mais sobre cuidado de idosos me ajudaria nessa nova profissão. Já estou inclusive interessada em outros cursos”, garantiu, ao elogiar a estrutura do centro educacional. “O ensino aqui é muito bom, os professores são muito capacitados então está sendo uma ótima experiência”, completou.

Como se matricular

Os cursos oferecidos pelo CEEP vão desde qualificação, com curta duração – a partir de 160 horas – e cursos técnicos de 900 até 1.200 horas. As pré-matrículas abrem ao longo do ano, para as mais diversas áreas. No caso de Dourados, as redes sociais divulgam as vagas, por isso é preciso acompanhá-las de perto para não perder as oportunidades.

No Instagram, é só seguir a página @ceepdourados. As matrículas são feitas pelo portal da matrícula digital. Outras informações também podem ser obtidas pelo WhatsApp (67) 99610-5305.

Fonte: Gov.MS