Veja quais são as melhores tendências de moda que vão continuar em 2025
Em termos de estilo, 2024 assistiu gradualmente ao estabelecimento de uma série de tendências que se tornaram muito populares atualmente no street style desde o regresso triunfal do animal print (primeiro a oncinha, seguida pela estampa de zebra), aos terninhos e bordô, cor sucessora do rosa Barbie que tomou conta das temporadas anteriores. Faltando apenas algumas semanas para o início de 2025, a Stylight deu uma olhada nas principais tendências da moda para os próximos doze meses.
Após um estudo minucioso (o relatório inclui a análise das pesquisas no Google, as tendências nas redes sociais e o comportamento de compra de 90 milhões de usuários em 11 sites internacionais), a plataforma de pesquisa de moda e design destacou 10 tendências que já prometem dominar 2025. Entre elas, o suéter pólo, visto na última coleção outono-inverno da Miu Miu, continua popular com um aumento nas buscas online de 71%. O mesmo vale para a prática e robusta jaqueta barn, que registrou aumento de 68% nas buscas. Quanto aos acessórios, os charms, que já ganharam popularidade nos últimos meses, continuam em ascensão, acrescentando um toque nostálgico às nossas bolsas.
1. O suéter pólo
Com seu estilo formal chique, o suéter pólo certamente encontrou seu lugar com mais de 71% de pesquisas online e promete voltar para ficar. Protagonista dos desfiles outono-inverno 2025, ele apareceu em todos os formatos e cores, com acabamentos e aplicações brilhantes, nas passarelas mais aguardadas das semanas de moda.
2. A jaqueta barn
Um visual britânico descolado, corte clássico e materiais robustos que resistem ao teste do tempo: a jaqueta barn se tornou uma verdadeira referência em agasalhos ao longo do ano e os cliques na Stylight aumentaram 68%. A inspiração são os looks de Alexa Chung com a Barbour, marca com a qual já assinou diversas colaborações. Miuccia Prada assim também trouxe para a passarela a jaqueta barn, liderando a tendência, com modelos em azul marinho, cáqui, marrom e verde combinados com saias elegantes, oferecendo uma nova interpretação para este agasalho.
3. Bordô e marrom
Duas cores ficaram em terceiro lugar nas pesquisas, com 46% a mais em buscas. De um lado, o bordô, um tom luxuoso que infunde profundidade e elegância nas silhuetas mais simples. Por outro, o marrom que, mais quente que o preto e igualmente versátil, afirma-se numa paleta variada do chocolate ao café e até o caramelo queimado.
4. Puma Speedcat
Logo após os sucessos consolidados da Adidas e Nike, a marca de tênis mais popular de 2025 poderá ser a Puma, com um aumento de 30% no interesse online. Nesse sentido, Emily Ratajkowski, Kendall Jenner e Hailey Bieber contribuíram para a popularidade dos tênis de camurça Puma Speedcat. Originalmente projetados para pilotos de Fórmula 1, em 1998, eles estão começando a se tornar populares entre as fashionistas.
5. Bucket bag
Se 2024 viu o regresso das shopping bags, apreciadas pelas suas dimensões XXL, bem como pela sua praticidade no dia a dia, 2025 verá a continuação desta tendência expressa na bucket bag, um modelo estruturado com linhas limpas. Esse retorno foi visto nas passarelas da Louis Vuitton, Gucci e Prada e se reflete em um aumento de 24% nas buscas online.
6. O terninho
Os terninhos femininos continuam a fascinar, como demonstra o aumento de 21% nas pesquisas online em relação ao ano passado. Assim, é provável que esses números possam ser explicados pelas aparições públicas de Hailey Bieber e Zendaya, que fizeram desta peça de charme masculino — relançada na passarela Yves Saint Laurent com ombros estruturados e linhas oversized — um elemento essencial do guarda-roupa.
7. Camurça
Em 2024, a camurça teve um grande renascimento, ao mesmo tempo que se confirma como um dos materiais líderes também para 2025, com um aumento nas pesquisas superior a 20%. Dessa forma, devemos esse retorno às últimas coleções da Chloé, que deram nova vida ao estilo boho-chic, e à Miuccia Prada. A textura macia e aveludada está disponível em roupas (jaquetas, casacos, saias) e acessórios (botas e bolsas).
8. Jeans com barra virada
Os jeans com barra virada serão a próxima grande tendência, como atestam as pesquisas online, com um aumento de 13%. O detalhe, que pode ser adotado em uma calça que já possuímos, além de prático e funcional, define o look graças ao contraste da cor, com a parte interna do denim mais clara.
9. A saia lápis
A saia lápis, um clássico com charme dos anos 1960, está de volta às passarelas com algumas mudanças em relação ao passado. Assim, modernizada nos materiais (da lã ao tule, do voile aos tecidos técnicos), e nas linhas (midi ou longuette e cintura baixa), registou um aumento recente nas pesquisas online de 11%.
10. Amuletos de bolsa
Por fim, a tendência que apareceu primeiro nas passarelas da Miu Miu e Balenciaga e depois migrou para o street style vê as bolsas mais clássicas e os modelos luxuosos enriquecidos com pingentes XXL, em forma de lenços, correntes, alças, peluches e mosquetões. Uma tendência caracterizada pelo storytelling pessoal que teve um aumento de 9% em relação a setembro passado.
Fonte: Vogue