Você está visualizando atualmente ZERAR FILA: Naviraí tem mutirão ginecológico
A Gerência de Saúde da Prefeitura de Naviraí realizou na manhã de sábado (11), um mutirão ginecológico. No CEM

ZERAR FILA: Naviraí tem mutirão ginecológico

O evento ocorreu na manhã de sábado (11)

A Gerência de Saúde da Prefeitura de Naviraí realizou (11), um mutirão ginecológico. Dessa forma, os atendimentos, foram feitos por um médico especialista e ocorreram no Centro de Especialidades Médicas (CEM). Assim, na ocasião, foram atendidas cerca de 20 pacientes.

Por determinação da chefe do Poder Executivo, além do mutirão ginecológico, a Gerência de Saúde realizou muitos outros mutirões de consultas. O intuito é atender, desse modo, a demanda reprimida.  E, assim, restabelecer o fluxo normal de atendimentos, zerando a fila de espera. As consultas ginecológicas são importantes, sobretudo, para prevenir e detectar problemas sérios. Sendo assim, quando descobertos ainda na fase inicial, o tratamento se torna mais fácil, possibilitando a cura.

Aliás, nos últimos meses a Prefeitura de Naviraí vem realizando mutirões de consultas. Bem como, de cirurgias com maior frequência. No mês de maio ocorreram dois mutirões de cirurgias de cataratas. Como também, um de consultas para cirurgias gerais. No dia 4 de junho, ocorreu pois, um mutirão de consultas neurológicas. Atendendo, assim, pacientes que necessitavam se consultar com um especialista da área.

Pois bem, com estas ações, como o mutirão ginecológico, a Gerência Municipal de Saúde reduz ao máximo as filas de espera. Porque, a mesmas surgiram durante o período da pandemia da Covid-19. Quando muitos atendimentos precisaram ser suspensos.

A importância da prevenção ginecológica

Muitas mulheres desconhecem pois, a importância da prevenção ginecológica. E só vão ao ginecologista quando notam algo errado. Mas o problema é que quando chegam ao consultório, o quadro já se agravou. Isso, na maioria das vezes.

Assim, o que antes poderia ter sido resolvido pois de forma simples. Se transforma em uma luta maior. Isso porque há muitas doenças silenciosas. E elas atingem a saúde da mulher de forma lenta. Desse modo, a prevenção ginecológica é sempre a melhor saída.

Pois, lembrando que além do acompanhamento médico, a prevenção inclui, uma alimentação saudável. Bem como, uma rotina de atividade física regular. Ou seja, uma tarefa de auto cuidado.

Com que frequência devo ir ao ginecologista?

Para as consultas de rotina, o ideal é ir ao ginecologista. Ao menos uma vez ao ano. Justamente para manter seus exames preventivos em dia. De qualquer forma, em casos especiais, se perceber sintomas, o médico ginecologista deve ser procurado imediatamente. Não se deve esperar pela consulta anual.

É comum a mulher adiar por falta de tempo. Ou mesmo por concluir que não há necessidade. Mas ao postergar, você pode estar adiando também o diagnóstico de alguma doença. Se ela for diagnosticada no início, teria melhor chance de sucesso no tratamento.

Além disso, a consulta é importante para conversar abertamente com o médico. E assim sendo, tirar as dúvidas. E ainda mais, revelar as inquietudes. É importante relatar dores ginecológicas. E ainda mais, sintomas que considera estranhos. Só assim o médico poderá te ajudar de maneira mais eficiente.

Quando se deve iniciar as consultas ginecológicas?

Entretanto, não há uma idade exata para iniciar as consultas com o ginecologista. No entanto, é possível definir como marco as primeiras mudanças no corpo da criança. Pois, as mesmas costumam acontecer durante a puberdade.

Geralmente, essa fase se inicia entre os 9 e 12 anos de idade. E dura aproximadamente 3 anos. Pois nesse período, sobretudo, que começam as transformações no humor. Bem como, na personalidade e no corpo.

Pois bem, desse modo, muito mais que verificar problemas no aparelho reprodutivo, as primeiras consultas servem para orientação. Como também, para criar um vínculo de confiança. É um momento importante. Para que a jovem possa desmistificar alguns mitos. E entender, pois bem, as mudanças em seu corpo nessa nova fase.

Já os exames preventivos, são feitos a partir do momento em que a mulher tem vida sexual ativa. No caso da prevenção do câncer de mama é diferente. Pois a prevenção tem que ser anual. Independentemente de uma vida sexual ativa.

Enfim, em matéria de saúde, prevenir é sempre melhor que remediar.