Você está visualizando atualmente Yeltsin Jacques de Campo Grande é ouro nas Paralimpíadas de Tóquio
Em uma prova emocionante, Yeltsin Jacques de Campo Grande, conquista a medalha de ouro na prova dos 5000m em Tóquio (Japão)

Yeltsin Jacques de Campo Grande é ouro nas Paralimpíadas de Tóquio

Brasileiro venceu prova emocionante com o tempo de 15min13s62

Em uma prova emocionante, Yeltsin Jacques de Campo Grande, conquistou a medalha de ouro na prova dos 5000m da classe T11 (de pessoas com deficiência visual). Com o tempo de 15min13s62, brasileiro sobe ao pódio nas Paralimpíadas de Tóquio (Japão), na noite desta quinta-feira (26) no Estádio Olímpico.

Natural de Campo Grande (MS), Yeltsin treina na Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funesp), administrada pela Prefeitura de Campo Grande. A pista é a primeira emborrachada e oficial de atletismo de MS, portanto, pronta para receber competições nacionais e internacionais. Assim, ela conta com 400 metros de extensão em oito raias, preparada com campo de salto a distancia, salto com vara e lançamento de dardo.

A prova

O primeiro ouro do Brasil no atletismo em Tóquio veio em uma prova repleta de emoção. Logo após entrar na última volta, o atleta japonês Karasawa ultrapassou o brasileiro de forma surpreendente, dando a impressão de que não seria mais alcançado. Com passadas mais lentas que o japonês, Yeltsin parecia cansado para se recuperar a tempo.

Entretanto, o atleta brasileiro de forma espetacular voltou a aumentar a velocidade e num sprint final ultrapassou Karasawa nos últimos metros, cruzando em primeiro lugar. Os japoneses completaram o pódio, ou seja, Kenya Karasawa levou a prata com o tempo de 15min18s12, em seguida, Shynia Wada conquistou o bronze com 15min21s03.

Campo Grande se orgulha de Yeltsin Jacques

“Queria agradecer a Deus e à minha esposa. Treinamos mais de dois anos intensos para essa prova. Foi uma prova de bastante estratégia e eu já tinha definido uma estratégia prévia próxima a isso, e os meninos (guias) foram me passando todas as informações. Já vimos quem era quem, aí quando o Carlos (guia) entrou e me avisou, é o queniano e o japonês. Como a minha esposa tinha estudado antes, ela me falou tudo que tinha que fazer”, comemorou Yeltsin.

Yeltsin realizou uma prova histórica para o atletismo paralímpico brasileiro e sobretudo, trouxe muito orgulho para Campo Grande.