Bonito, Jardim e Bodoquena decidiram eliminar o papel do voucher turístico
O atendimento aos turistas com a implantação do voucher digital já é uma relidade em Bonito, Jardim e Bodoquena. Trata-se de destinos turísticos da Serra da Bodoquena que estão eliminando o papel. Referência nesse sistema único de reserva, Bonito saiu na frente com a nova versão adaptada para celulares, que está operando desde agosto ,inicialmente em apenas dois passeios: a Gruta do Lago Azul e o Balneário municipal, administrados pela prefeitura.
Assim também, Bodoquena já criou o sistema de emissão, por meio de decreto. O aplicativo será, portanto, lançado oficialmente em 1º de outubro, aberto aos operadores locais e de outras regiões, ao contrário de Bonito, que restringe o credenciamento às agências da cidade.
O modelo de Jardim está, dessa maneira, em fase de homologação e aprovação do trade turístico. Os dois municípios alegam que o voucher vai controlar não apenas o acesso aos passeios, mas eliminar a evasão de impostos.
Desconto do ISS
“Muitos turistas que vão a Bonito compram diretamente na cidade os passeios para Jardim, que são confundidos como sendo de Bonito pela proximidade”, afirma a prefeita de Jardim, Clediane Areco Matzenbacher.
A mesma situação se repete em Bodoquena (distante 60 km de Bonito), segundo o prefeito Kaju Horii. “Com o voucher, o desconto do ISS (Imposto Sobre Serviços) é automático para o município emissor, vamos melhorar a arrecadação”, diz Horii.
Inovação com Voucher digital
“Acreditamos, portanto, que para um destino reconhecido como o nosso, a sustentabilidade. Um dos eixos do nosso Plano Estratégico de Gestão e Marketing, deve estar em pauta em diversas ações. Por isso, nosso comprometimento em trabalhar neste sentido”, destaca Juliane Salvadori, secretária de turismo, indústria e comércio de Bonito. “O voucher 100% digital agrega muito, por conta da tecnologia e inovação, e reduz tempo na hora do check-in.”