Você está visualizando atualmente ELEIÇÕES 2022: Voto em trânsito crescem quase 300% em relação ao 2018
O número total de eleitores que pediram o chamado voto em trânsito foi mais de 300%

ELEIÇÕES 2022: Voto em trânsito crescem quase 300% em relação ao 2018

O número total de eleitores que pediram o chamado voto em trânsito (ou seja, para que possam votar em fora de seu domicílio eleitoral) teve um aumento de quase 300% em relação a 2018.

Segundo dados consolidados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  foram formalizados 332 mil pedidos de voto em trânsito neste ano para o 1º turno deste ano. Em 2018, foram 87 mil pedidos –um aumento de 278%.

Já para o 2º turno, o TSE registrou 314.804 solicitações. Este valor também representa um crescimento em relação às eleições passadas, quando 83.494 eleitores se cadastraram nessa modalidade – crescimento de 277%.

Ao todo, quase 194 mil brasileiros pediram para votar fora de seu estado de origem no primeiro turno. Aproximadamente 139 mil cidadãos pediram para votar dentro do próprio estado. Para o segundo turno, cerca de 133 mil brasileiros pediram voto em trânsito estadual, e mais de 181 mil fizeram a transferência para outra unidade da federação.

A modalidade possibilita ao eleitor que está fora do seu domicílio eleitoral comparecer às urnas. Assim, por exemplo, um cidadão cujo título de eleitor é do Rio de Janeiro (RJ), mas mora em Florianópolis (SC), pode votar mesmo sem estar em seu domicílio eleitoral.

O voto em trânsito

No entanto, para os que estão em estados diferentes do seu domicílio, não será possível votar para governador, senador e nem para deputados federais ou estaduais/distritais. Isso ocorre porque as urnas das seções eleitorais não são abastecidas com candidatos que concorrem em outro estado. Ou seja, o único pleito disponível nesse caso é o da disputa pela Presidência da República.

Para o eleitor que vai votar em seu estado, mas em outra cidade, será possível votar para todos os cargos. A transferência temporária precisa ser feita para algum município que tenha mais de 100 mil eleitores cadastrados.

São Paulo é o estado com o maior número de pedidos como estado de destino — ou seja, o local onde o cidadão de fato vai votar. Foram mais de 82 mil pedidos de eleitores que estarão em São Paulo no dia do primeiro turno. Para o segundo turno, foram cerca de 78 mil solicitações.

Rio de Janeiro, com quase 31 mil pedidos no primeiro turno e cerca de 29,5 mil no segundo; e Minas Gerais, com mais de 4.600 pedidos no primeiro turno e também cerca de 26,5 mil no segundo, vêm logo atrás de SP nesta conta.

O TSE disponibilizou aos eleitores o serviço de consulta de seção eleitoral para quem solicitou o voto em trânsito para o primeiro turno. A consulta fica disponível tanto no site do TSE quanto via aplicativo do e-título.

 

Fonte: economiaempauta