Você está visualizando atualmente Onda de calor deve durar pelo menos até o dia 10 de maio em MS
Inicialmente prevista até esta quarta-feira de feriado (1º), a onda de calor que atinge ao menos seis estados, incluindo MS.

Onda de calor deve durar pelo menos até o dia 10 de maio em MS

Sistema de alta pressão dificulta a chegada de frentes frias, contribuindo para a manutenção do ar seco e alta temperatura

Inicialmente prevista até esta quarta-feira de feriado (1º), a onda de calor que atinge ao menos seis estados, incluindo MS (Mato Grosso do Sul), deve durar pelo menos até o dia 10 de maio, segundo a empresa Climatempo. O alerta de perigo emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) há alguns dias, sendo iniciado dia 27 de abril.

Conforme a Climatempo, a permanência do sistema de alta pressão sobre o Centro-Sul brasileiro dificulta a chegada de frentes frias para o Centro-Oeste e o Sudeste, contribuindo para a manutenção do ar seco e o aumento da intensidade do calor.

“Essa é a quarta onda de calor a atingir o Brasil recentemente, e ela promete se intensificar ainda mais e atuar até o dia 10 de maio” afirma.

Por que está fazendo tanto calor?

”O sistema de alta pressão em médios níveis da atmosfera continua bloqueando o avanço das chuvas sobre as áreas afetadas, além de intensificar a circulação do ar, o que impede a formação de nuvens de chuva intensas e eleva ainda mais as temperaturas”, afirma a Climatempo.

Segundo a empresa de meteorologia, a onda de calor de MS nesta época do ano, o calor costuma menos intenso devido à menor incidência de radiação solar e dias mais curtos.

“No entanto, essa onda de calor está trazendo temperaturas típicas de verão para o outono brasileiro, desafiando as expectativas climatológicas usuais para o mês de maio”, afirma.

 

Fonte: gov.ms, terra, ebc