A programação contempla curtas, médias e longas-metragens, documentários e animações inéditas no circuito comercial, oferecendo ao público uma travessia por mundos simbólicos e narrativas inovadoras.
Confira a programação:
01/10, às 19h – TEMÁTICAS INDÍGENAS EM CENA – 45’
- Filme 1. + FORTE – ARA MARTINS – 6’ Indicação: Livre
Uma menina indígena sofre bullying em seu primeiro dia de aula na escola da cidade e, guiada pelo seu avô, encontra, nas suas raízes, o caminho para se tornar mais forte.
- Filme 2. VIPUXOVUCO – DANNON LACERDA – 15’ Indicação: Livre
Ailton é um líder indígena que não se enquadra nos estereótipos. Na aldeia urbana onde reside, busca formas de resistência para manter a cultura e o senso de coletividade do seu povo.
- Filme 3. KUÑANGUE 18 ANOS – MARINETI PINHEIRO E JAQUE ARANDUHÀ – 22’ Indicação: Livre
Próximo de acontecer a Kuñangue Aty Guasu – Assembleia das Mulheres Guarani Kaiowa de Mato Grosso do Sul, as Nhadesys/ anciãs e as jovens indígenas falam da trajetória de lutas e sobre a importância de as mulheres indígenas estarem organizadas, unidas e sempre em marcha.
02/10, às 19h – TERRITÓRIO E REGIONALIDADES 64’
- Filme 1. DEUS TE SALVE, JOÃO! – KAREN FREITAS – 17’ Indicação: Livre
Deus te salve, João! é a interpretação das encruzilhadas que formam a manifestação popular intitulada Banho de São João, que acontece na noite do dia 23 para 24 de junho em Corumbá e Ladário. Sobretudo, a obra tem como fio condutor a noite do dia 23 de junho da família de duas sacerdotisas de Umbanda, Mãe Nice e Mãe Nina, respectivamente.
- Filme 2. JARDIM DE PEDRA – DAPHYNE SCHIFFER E RODRIGO REZENDE – 16’ Indicação: Livre
O curta-metragem documental explora a vida e a obra da aclamada atriz campo-grandense Glauce Rocha, destacando sua contribuição única ao teatro, televisão e cinema nacional. Todavia, o filme, que já estreou conquistando os prêmios de Melhor Documentário e Melhor Direção na Mostra Audiovisual de Dourados 2024, convida o público a revisitar a trajetória de Glauce, uma artista que transcendeu o palco e a tela para se tornar um ícone cultural.
- Filme 3. TÁ SABENDO? – LUCAS VERÃO – 5,30’ Indicação: Livre
Um casal toma tereré em frente de casa quando uma visita indesejada aparece para puxar conversa.
- Filme 4. CONSTRUINDO A QUARTA PAREDE – BRUNO AUGUSTO – 25’ Indicação: 10 anos
“Construindo a Quarta Parede” mergulha na fascinante trajetória de Celso Marques, um pedreiro e cineasta autodidata de Dourados, Mato Grosso do Sul. O filme narra, com um toque pessoal e franco, a vida multifacetada de Celso, destacando suas realizações, controvérsias e sua habilidade única de transformar amigos, familiares e vizinhos em coadjuvantes das suas produções.
03/10, às 19h – ENTRE A FICÇÃO E O REAL
- Filme 1. FLORES NA MÁQUINA – DIEFFERSON G – 3:59’ Indicação: Livre
Em um tempo muito distante que quase não se tem lembranças dos dias atuais, Flora, busca compreender a si e a sua volta. Todavia, entre questionamentos e confusas lembranças de um tempo em que não viveu, quando o mundo desfrutava de vida e cores, percebe que, apenas maior que sua angusta, é sua capacidade de reação.
- Filme 2. SEBASTIAN -CAINÃ SIQUEIRA -13’ Indicação: 12 anos
Após um erro irreparável na estrada, Sebastian enfrenta alucinações e uma mente em colapso, onde realidade e delírio se confundem.
- Filme 3. COLAR DE PÉROLAS – ANA LETÍCIA MOURA – 20’ Indicação: 14 anos
Clarice, uma mulher lésbica, volta a casa onde cresceu para cuidar de sua mãe doente, Célia, que nunca soube lidar com a sua sexualidade.
- Filme 4. METÁSTASE – IULIK LOMBA DE FARIAS – 22’ Indicação: 16 anos
Frederik, agrimensor de terras e funcionário do Estado, atraca em Eldorado para dar cabo a um projeto ambicioso.
04/10, às 16h – PANORAMA INFANTO-JUVENIL 105’ – 1h45
- Filme 1 – ENIGMAS NO ROLÊ – ULISVER SILVA – 105’ Indicação: 12 anos
Um professor jovem e brincalhão desafia seus sobrinhos adolescentes a enfrentarem divertidos enigmas em troca de um valioso presente.
Contudo, todos os dias, após as exibições, o público poderá participar de um bate-papo com os diretores dos filmes.
VIII Mostra Sesc de Cinema chega a Campo Grande com filmes Sul-mato-grossenses e programação inédita
Em conclusão, as sessões são gratuitas e acontecem no Sesc Teatro Prosa, de 01 a 04 de outubro. É necessário retirar os ingressos por meio do site Sympla, clicando aqui.
Fonte: Sesc MS