Você está visualizando atualmente Vigilância Sanitária realiza palestras sobre segurança hospitalar
A Prefeitura de Dourados promove por meio da Vigilância Sanitária o “1º Encontro Municipal de Segurança do Paciente.

Vigilância Sanitária realiza palestras sobre segurança hospitalar

Intuito do evento em promover melhorias nas estratégias adotadas pelas unidades visando redução de riscos nos ambientes de atendimento

A Prefeitura de Dourados promove por meio da Vigilância Sanitária o “1º Encontro Municipal de Segurança do Paciente para Assistência Hospitalar”, no auditório do Hospital Santa Rita.

Por isso, o objetivo do evento é destacar a importância da implementação, desenvolvimento para a prevenção, promoção de ações de segurança do paciente hospitalar.

“É preciso reconhecer a problemática e a necessidade da prevenção e redução dos danos à saúde relacionados ao ambiente de internação hospitalar. Esperamos que esse encontro possa fomentar ainda mais as estratégias de melhoria entre as principais lideranças hospitalares”, diz a coordenadora, Ana Paula Pinto Triches.

Então, a primeira palestra do dia tratou sobre o “Panorama Estadual das Notificações da Assistência Hospitalar” e ministrada remotamente pela gerente de serviços de Saúde da Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária, a fisioterapeuta Aline Schio de Souza.

Dessa forma, a farmacêutica especialista em intensivismo, urgência e emergência, Nathália Franco Roriz, falou com os participantes sobre “Stewardship de Antimicrobianos na Segurança do Paciente: Panorama Hospital”.

Vigilância Sanitária

A programação continua no período vespertino, tendo a enfermeira Graciela Mendonça dos Santos Bet, como terceira palestrante. Mas, o assunto tratado nas “Ferramentas para notificações de incidentes”.
Por fim, a farmacêutica Carlota Wendisch encerra o evento com o tema “Engajamento do paciente e familiares como estratégia para melhoria da segurança do paciente”.
Segurança do Paciente envolve ações promovidas pelas instituições de saúde para reduzir a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde.

Conheça os 6 protocolos do Programa Nacional de Segurança do Paciente

  • Identificação do paciente;
  • Higiene das mãos;
  • Segurança cirúrgica;
  • Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos;
  • Prevenção de quedas dos pacientes;
  • Prevenção de úlceras por pressão (UPP).

Fonte: pm dourados