No momento, você está visualizando VIAJAR PARA DORMIR: Confira porque o sono se tornou um problema global
Agora, as pessoas não vão viajar por luxo e sim para dormir. O sono se tornou um problema para muitos atualmente. Foto: Freepik

VIAJAR PARA DORMIR: Confira porque o sono se tornou um problema global

Muitas pessoas, tem esperado a hora de viajar para dormir, o sono está deixando de ser algo relaxante, para se tonar um problema

Viajar para dormir está deixando de ser um luxo e se tornando uma necessidade para muitos, já que o sono virou um problema global. Milhões de pessoas no mundo dormem menos do que deveriam, e estudos recentes mostram que quase 3 noites de sono reparador são perdidas por semana. Além disso, 1 em cada 3 entrevistados relata dificuldade para dormir, apontando ansiedade, estresse e pressões financeiras como os maiores vilões do descanso.

A qualidade do sono é, de fato, um dos principais sinais de alerta do estado da sua saúde mental. Não é por acaso, portanto, que tenhamos visto surgir uma modalidade de viagem onde uma boa noite de sono é elevada a prioridade máxima: o turismo do sono.

A ideia é, independentemente de onde você esteja, vivenciar uma experiência que garanta uma higiene do sono de qualidade. Portanto, isso pode se traduzir em um hotel que oferece lençóis e travesseiros premium, um quarto com isolamento acústico perfeito e iluminação relaxante, acompanhamento médico para monitorar o sono profundo, e até cardápios especialmente pensados para o pré-repouso, que privilegia alimentos leves e que estimulam a produção de melatonina (o hormônio que auxilia na regulação do ritmo sono-vigília).

Muitos desses locais adotam uma abordagem 360o, reconhecendo que o descanso de qualidade é a soma de hábitos cotidianos: o que você come no jantar, se pratica atividade física (e em que horário), se bebe álcool antes de dormir, entre outras coisas. A soma desses pequenos maus hábitos pode, sim, resultar em noites mal dormidas, independentemente de qual é o seu nível de estresse.

Como fazer turismo do sono em casa e não em viagens

A boa notícia é que você não precisa comprar um pacote sofisticadíssimo e caro para transformar a qualidade do seu sono. Você mesmo pode preparar o seu quarto, corpo e mente para o repouso reparador.

1. Faça um check-up no seu quarto

Manter o quarto bagunçado afeta a sua saúde mental e, consequentemente, o seu sono. Invista em uma decoração mais clean, eliminando distrações visuais como uma estante abarrotada de objetos, móveis em excesso etc. Verifique se, ao fechar a persiana, o quarto fica realmente escuro. Se não, invista em uma cortina blackout ou mais escura.

Embora os rádio-relógios digitais sejam úteis, o brilho constante pode mantê-lo permanentemente “ligado”. Uma dica simples é cobri-lo com uma toalha ou reduzir o brilho do painel. E um lembrete importantíssimo: o colchão deve ser trocado, em média, entre 5 e 10 anos. Um colchão velho e deformado pode, sim, contribuir para noites ruins.

2. O poder do banho morno

Um banho morno, de 1 a 2 horas antes de ir para a cama, mesmo no verão, ajuda a relaxar e pegar no sono mais rapidamente, segundo um estudo. Contudo, o motivo é que o calor da água ajuda a levar o sangue para a superfície do corpo, fazendo a temperatura interna cair – e a ciência já demonstrou que uma redução de 1 ou 2 graus na temperatura corporal é essencial para iniciar um sono de qualidade.

3. Troque o drinque da noite por um mocktail

Você não precisa cortar o seu hábito de um drinque à noite. Apenas tire o álcool da equação. Hoje, há vinhos, espumantes, gins e cervejas não alcoólicos à disposição para que você crie um coquetel saboroso sem comprometer seu repouso.

4. Invista na meditação

Apenas 10 minutos de meditação antes de dormir são suficientes para desacelerar a mente e os pensamentos, preparando você para uma noite de paz.

Por fim, lembre-se: priorizar seu sono é um passo fundamental para uma vida mais saudável e uma saúde mental mais fortalecida.

Fonte: forbes