Objetivo do concurso com consumo aumentar por fim a receita tributária do país resultante dos impostos sobre venda de produtos à base de álcool no Japão.
O governo lançou recentemente uma concurso nacional que incentiva o consumo de bebidas a base de álcool no Japão.
A iniciativa tem como principal objetivo fazer com que as pessoas voltem a comprar esses produtos para que ocorra um aumento das receitas fiscais resultantes da venda de bebidas alcoólicas.
Segundo a NTA, o consumo de álcool no país tem diminuído consideravelmente nos últimos anos.
Em 1995, por exemplo, havia uma média de ingestão de 100 litros por pessoa. Já em 2020, o consumo chegou a 75 litros.
Essa queda de vendas prejudicou o orçamento do Japão e gerou um défict de 48 trilhões de lenes (R$ 1,8 trilhões).
Em 1980, os impostos sobre as bebidas alcoólicas representavam 5% da receita tributária do Japão. Já em 2011, o valor ficou abaixo de 3%. No entanto, um dos piores resultados ocorreu em 2020, com 1,7%.
Nesse mesmo ano, houve uma queda na receita do imposto sobre o álcool de 110 bilhões de ienes (R$ 4,1 bilhões).
Segundo o veículo local Japan Times, essa foi a maior queda na receita do imposto sobre o álcool nos últimos 31 anos.
De acordo com a NTA, um dos motivos da queda de consumo de álcool foi a pandemia.
A administração fiscal do país garantiu que apoiará a comercialização das ideias do vencedor e que monitorará os impactos do projeto no comportamento da população.
O Ministério da Saúde do Japão se manifestou sobre o concurso e, apesar de reconhecer a importância da iniciativa, solicitou que durante a campanha de divulgação os organizadores da competição relembrem a população sobre a importância de consumir apenas uma “quantidade apropriada de álcool”.
Sobre o concurso consumo de bebidas alcoólicas no Japão.
O concurso, chamado de “Viva Saquê!”, e organizado pela Agência Nacional de Impostos (NTA) destinado adultos de 20 a 39 anos .
Os candidatos devem apresentar propostas que tornem as bebidas alcoólicas novamente populares no país, que incluem saquê, shochu, uísque, cerveja e vinho japonês.
Os candidatos podem sugerir novos produtos, design repaginado ou ainda medidas que aumentem o consumo doméstico de álcool no país.
Além disso, os participantes são incentivados a explorarem novos métodos de vendas, utilizando até mesmo ambientes virtuais, como o metaverso.
Fonte: Postal