Você está visualizando atualmente Velório de Françoise Forton reúne familiares e amigos em teatro no Rio
O velório de Françoise Forton acontece nesta segunda (17), e em seguida será cremada no Rio de Janeiro

Velório de Françoise Forton reúne familiares e amigos em teatro no Rio

Ela estava tratando um câncer; filha de pai francês e mãe brasileira, artista carioca estreou ainda adolescente na TV e, em mais de cinquenta anos de carreira, fez mais de 40 novelas

O velório de Françoise Forton acontece hoje (17) com familiares, artistas e fãs. O corpo da atriz Françoise Forton está sendo velado na manhã desta segunda-feira (17) no Teatro Tablado, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio. O corpo será cremado às 16h, no Cemitério da Penitência.

A atriz morreu aos 64 anos neste domingo (16), no Rio. Ela tratava de um câncer e estava internada havia quatro meses na clínica São Vicente, na Zona Sul da cidade.

A doença começou na região da bacia da atriz e, posteriormente, chegou aos pulmões. Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro no dia 8 de julho de 1957, filha de pai francês e mãe brasileira.

Sua estreia foi ainda adolescente, em 1969, na novela “A última valsa”, da Globo. Desde então, ela fez mais de 40 novelas e diversas outras participações na TV.

Ficou 10 anos sem revelar doença

Em 2020, em participação no programa O Encontro, apresentado por Fátima BernardesForton comentou: “Não falava da doença, fiquei dez anos sem falar. Hoje, faço questão de ir a público, poder participar das crianças. Minha vida mudou inteiramente. Eu me reeduquei, mudei a minha alimentação.”

Em 2016, detalhou o diagnóstico em entrevista ao Instituto Nacional do Câncer (Inca), via O Globo, explicando: “Eu fazia mais ou menos uma vez por ano [Papanicolau], às vezes dava mais espaço. Na verdade, não tinha tanta preocupação com isso, porque nunca senti nada, nem dor, nem nenhum sintoma estranho, nada mesmo. Confesso que dei uma esquecida. Em 1991, eu ia fazer uma novela, mas antes resolvi tirar o DIU [dispositivo intrauterino para evitar a gravidez] e me deu vontade de pedir para fazer um Papanicolau.”

“Foi um susto, eu não tinha histórico de câncer na família. Fiquei apavorada. A primeira coisa que veio à cabeça foi: ‘Isso mata e eu não quero morrer’,” contou. Muitos relembram a carreira no velório de  Françoise Forton.

Velório de Françoise Forton – relembre a carreira em TV, cinema e teatro

Um dos papéis mais marcantes foi a personagem Tetê, de “Estúpido cupido”, que retratava a sociedade brasileira da época.

Em mais de cinquenta anos de carreira, fez outras novelas de sucesso como “Bebê a bordo” (1988), “Tieta” (1989), “Meu bem, meu mal (1990), “Perigosas peruas” (1992), “Explode coração” (1995), “O clone” (2001) e “I Love Paraisópolis” (2015).

Françoise Forton; FOTOS | Rio de Janeiro | G1

Sua carreira no cinema também teve mais de cinco décadas, com filmes como “Marcelo Zona Sul” (1970), “Jardim de Alah” (1988) e “Coração de Cowboy” (2018).

Ela também participou de diversas montagens de teatro nos últimos anos, e ganhou prêmios como do Festival Internacional de Angra, em 2011, por “Chopin Sand?”.

Ela deixa o marido, o produtor cultural Eduardo Barata, e o filho, Guilherme Fourton Viotti.