Um levantamento publicado na Pesquisa de Custo de Vida Mercer 2024 aponta quais são as cidades brasileiras mais caras
O custo de vida tem aumentado nas grandes cidades brasileiras. Este é um fenômeno global e influenciado especialmente pela inflação e a alta nos valores dos alugueis. Mas você sabe quais são os locais mais caros para se viver no Brasil?
Maior custo de vida no Brasil
Um levantamento publicado na Pesquisa de Custo de Vida Mercer 2024 aponta quais são as cidades brasileiras mais caras. Assim, o ranking é global e analisou 226 locais com base no custo comparativo de mais de 200 itens, incluindo transporte, alimentação, vestuário, utensílios domésticos e entretenimento.
De acordo com o relatório, além da habitação, os gastos com transporte também podem impactar (e até inviabilizar) a vida em algumas das cidades listadas.
No Brasil, o primeiro lugar ficou com São Paulo. A cidade é a 124ª mais cara do mundo e subiu 28 posições em relação ao ano passado. Assim, a capital paulista é seguida pelo Rio de Janeiro, que é o 150º lugar com maior custo de vida em todo o planeta (e subiu 21 colocações de 2023 para cá).
Aliás, a terceira cidade brasileira mais cara para se viver é Brasília. A capital do país aparece na 179ª posição global, tendo subido nove colocações neste ano. O quarto lugar fica com Manaus. 182ª cidade mais cara do mundo, ela avançou 14 postos desde 2022 e fica apenas três posições à frente de Belo Horizonte (185º lugar com maior custo de vida do planeta).
Locais mais caros do mundo
- Em relação ao ranking global, o local com o custo de vida mais caro foi Hong Kong, que já havia liderado em 2022 e 2023.
- A segunda posição ficou com Cingapura e a terceira com Zurique, na Suíça.
- Já as cidades que apresentaram o menor custo de vida foram Islamabad, no Paquistão, e Lagos e Abuja, na Nigéria.
- A explicação para isso, segundo o estudo, está nas “depreciações cambiais” enfrentadas pelos dois países.
Fontes: THJ, olhardigital, custodevida, insights