É possível aproveitar pequenos espaços para plantar e colher hortaliças; aprenda o passo a passo
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) disponibiliza cursos sobre o tema e um passo a passo para montar uma horta em casa. Aliás, quem mora em casa ou apartamento pode plantar legumes e verduras em pequenos espaços, obtendo, além de algo para cuidar, uma alimentação mais saudável.
Assim, objetos como garrafas pet, pneus ou até tubos PVC servem de canteiro, permitindo usar a criatividade sem gastar muito.
Veja abaixo os detalhes, separe as mudas e sementes do que deseja cultivar e aprenda como fazer uma horta em casa :
1. Recipiente
Seja garrafa, balde ou vaso, o que você for usar precisa ter furos embaixo para escoar o excesso de água e uma profundidade maior que 15 centímetros, para que as raízes das plantas cresçam sem dificuldade. No entanto, se a opção for por aproveitar uma garrafa PET, faça um corte na altura de 20 cm.
Assim, caso prefira reutilizar pneus velhos, corte no meio com uma faca amolada, inverta e deixe-o com aparência de bacia, utilizando um tampão de madeira com furos para fechar o fundo. Já tubos de PVC precisam ter 300 mm. Um corte horizontal no meio transforma o material em duas calhas com 10 a 15 cm de profundidade, e então coloque um pedaço de madeira em forma de meia lua nas laterais.
2. Preparação do solo
Primeiramente, prepare bem a terra para a planta crescer saudável, usando terra de barranco ou a vendida em mercados e floriculturas. Fique atento à adubação: para cada 10 litros de solo, acrescente 20 gramas de calcário e 3,4 litros de esterco de ave curtido ou 6,8 litros de esterco bovino curtido, além de 40 g de adubo NPK 4-14-8 (ou 20g de NPK 4-30-168) e 40 g de termofosfatado.
3. Local ideal
Para a horta, escolha uma área de sua casa ou apartamento que seja arejada e iluminada, condições favoráveis ao desenvolvimento das plantas. Além disso, os mais indicados são a varanda, área de serviço, quintal ou calçada.
4. Plante
Separe as sementes ou mudas da hortaliça de sua preferência. Molhe bem o solo e plante a semente (em uma profundidade máxima de 1 cm) ou transplante a muda (em um buraco com tamanho suficiente para caber o torrão de terra da muda).
5. Rega
A irrigação varia de acordo com a necessidade de cada planta. Portanto, pesquise sobre o que escolheu plantar e fique atento: a falta de água prejudica o transporte de nutrientes do solo para a planta; já o excesso pode causar apodrecimento das raízes.
Caso apareça alguma lagarta, caracol ou besouro, retire manualmente, lavando bem as mãos depois. Já se outra planta começar a crescer no mesmo recipiente, a recomendação é arrancá-la, para evitar a competição por água e nutrientes.
6. Imprevistos
Caso apareça alguma lagarta, caracol ou besouro, retire manualmente, lavando bem as mãos depois. Contudo, se outra planta começar a crescer no mesmo recipiente, a recomendação é arrancá-la, para evitar a competição por água e nutrientes.
7. Adubações extras
Como hortaliças exigem uma boa fertilidade do solo, faça adubações complementares a cada 15 dias, usando uma medida de copinho de café de esterco de ave curtido ou dois copinhos de esterco de gado curtido, distribuindo ao redor do vaso.
Fonte: casavogue