Segundo dados da Neotrust Confi, o faturamento do setor de e-commerce até outubro foi de R$ 235 bilhões, um aumento de 13,8% com relação a 2023
Nos últimos anos, a Black Friday se tornou uma das principais datas para o varejo brasileiro, em 2024, a sexta-feira que promete ter as melhores ofertas do ano está programada para acontecer no dia 29 de novembro. Mas deve começar na quinta-feira (28) e só acabar no domingo (01/12). Isso sem falar nas ofertas que são diluídas ao longo de todo o mês de novembro.
Grandes ofertas em diversos setores do varejo marcam o evento, importado dos Estados Unidos, que ocorre oficialmente na última sexta-feira de novembro. Nos EUA, o feriado do Dia de Ação de Graças marca a quinta-feira.
Levando em conta apenas os quatro principais dias de oferta de quinta a domingo. A consultoria Neotrust Confi projeta um crescimento de 9,1% no faturamento do varejo online. A empresa oferece soluções de inteligência para o e-commerce, e baseou a sua análise em cerca de 5 mil varejistas. Incluindo as maiores do país.
Em 2023, a Black Friday havia mostrado um recuo nas vendas, com um faturamento de quinta a domingo de R$ 8,52 bilhões em todas as categorias de produtos — queda de 2,4% em relação a 2022.
Black Friday 2024: o que o brasileiro quer comprar?
Segundo Juliana Lorenzetti, diretora de growth da Confi, a tendência é que a data comercial deixe de ser um evento de um dia só para ser algo mensal. Ou seja, que impacte o e-commerce em todo o mês de novembro. Portanto, há coincidências que podem fortalecer os gastos do consumidor neste ano.
“Há bons motivos para ter um aumento de vendas na Black Friday deste ano, já que a data oficial, 29 de novembro, encosta no último dia do mês, que por sua vez casa com o pagamento da primeira parcela do 13º salário e a proximidade com o Natal”, disse a executiva.
A força que o setor vem mostrando em 2024 também é motivo para otimismo. Contudo, o faturamento dos três primeiros trimestres do ano foi de R$ 235 bilhões, um aumento de 13,8% com relação a 2023. A saber, foram 863,1 milhões de pedidos (alta de 15,4%) e um ticket médio de R$ 272,80 (avanço de 1,4% na comparação anual).
Por fim, a empresa prevê que categorias como eletrodomésticos, moda e beleza devem ser destaque na Black Friday. No entanto, áreas como móveis, pet shop e alimentos e bebidas devem apresentar pouco crescimento.
Fonte: forbes