Você está visualizando atualmente Vacinação contra raiva: meta é imunizar 13 mil animais em Sidrolândia-MS
Vacinação contra raiva em Sidrolândia  ano passado foi de 13.800 doses

Vacinação contra raiva: meta é imunizar 13 mil animais em Sidrolândia-MS

92% da população canina e felina de Sidrolândia (MS) estimada em 14 mil animais

A Secretaria Municipal de Saúde promove sábado (24) o dia “D” da vacinação contra raiva para cães e gatos. A meta é imunizar mais de 13 mil animais, 92% da população canina e felina de Sidrolândia estimada em 14 mil animais. Equipes da Saúde trabalharam na zona rural, tendo já vacinado até segunda-feira (20) 7 mil pets. Ano passado foram aplicadas 13.800 doses.

Das 8 às 11 horas e das 13 às 16h30 estarão funcionando 13 postos nas unidades de Saúde Cleide Piran, Malvinas, São Bento e Cascatinha.

Vacinação contra raiva

Haverá, portanto, vacinação contra raiva em outros 8 locais: no CRAS São Bento, Vigilância Sanitária (no antigo prédio da Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade), no Bar do Paulista na Rua Azualdo Barbosa (Jardim Paraíso) e pela manhã na Clínica Veterinária Bicho Mimado, situada na Rua Rio Grande do Sul, 252 e na Amigo Bicho, Rua Sergipe, 470.

Também haverá vacinação nos consultórios da Dra. Graziela Queiroz, no Bairro Sol Nascente e do Dr. Marco Antônio Zorzeto, na Avenida Dorvalino dos Santos.

O que é a raiva canina?

Uma das doenças mais perigosas que o seu cachorro pode ter é, portanto, a raiva canina. Essa enfermidade infecciosa viral aguda pode, dessa maneira, acometer todos os mamíferos. Causada por um vírus agressivo do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae. Tem como principal objetivo atingir o sistema nervoso central do animal. E é uma zoonose igualmente delicada no corpo humano. A transmissão da doença para o homem ocorre, definitivamente, pela saliva de animais infectados, principalmente pela mordedura.

Raiva canina tem cura?

A vacinação contra raiva é a única forma que você tem de proteger o seu amigo da doença, já que a cura para animais ainda não existe e o tratamento indicado depois do diagnóstico, geralmente, é a eutanásia no bichinho. A evolução da doença costuma ser muito rápida, levando quase 100% dos pacientes ao óbito. Em decorrência dessa realidade, é muito importante que a imunização seja feita com a vacina da raiva. Só assim seu cachorro estará protegido.

Como a vacina contra raiva age no organismo do pet?

Depois de aplicada no organismo não contaminado, a vacina contra raiva em cachorro faz o corpo do animal desenvolver anticorpos contra o vírus da doença. A primeira dose, quando aplicada corretamente, começa a fazer efeito, nesse sentido, em duas semanas e tem eficácia limitada.