A única forma de controlar a doença meningocócica é manter altas as coberturas vacinais tanto na população infantil como em adolescentes
A Prefeitura de Dourados, por meio do Núcleo de Imunização, informa que a aplicação de algumas vacinas passaram por ampliação na faixa etária do público-alvo, sendo assim seguindo o direcionamento do Ministério da Saúde, até junho de 2023, a dose da vacina Meningocócica ACWY passa a abranger pessoas de 11 a 14 anos de idade e a HPV4 (quadrivalente) para meninas e meninos de 9 a 14 anos.
Antes da mudança, a vacinação da Meningocócica ACWY era direcionada para adolescentes de 11 e 12 anos de idade; e a quadrivalente era destinada para meninas de 9 a 14 anos de idade e meninos de 11 a 14 anos. A vacina , também conhecida como vacina tetravalente, protege contra os meningococos dos sorogrupos A, C, W, Y. Quando tomar: a vacina pode ter a aplicação a partir dos 2 meses de idade. Iniciando aos 3 meses, há necessidade de uma segunda dose ao 5 meses e reforço aos 5 e 11 anos
“ Assim, o que vem sendo observado é que devido a baixas coberturas vacinais, desde 2016, piorando com a chegada da pandemia. É um aumento do adoecimento de inúmeras crianças e jovens em relação a doenças meningocócicas. Por isso, entendendo a necessidade de vacinação e de coibir o aumento da doença, o Ministério da Saúde amplia a oportunidade da vacina contra as doenças meningocócicas”, explica Edvan Marcelo Marques, responsável pelo Núcleo de Imunização.
Portanto, a única forma de controlar a doença meningocócica é manter altas as coberturas vacinais tanto na população infantil como em adolescentes.
Sendo assim, as doses da vacina meningocócica estão disponíveis nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) em Dourados :
Meningocócica ACWY – adolescentes não vacinados de 11 a 14 anos de idade
HPV4 (quadrivalente) – meninas, meninos e adolescentes de 09 a 14 anos de idade.
Fonte: Prefeitura de Dourados