No momento, você está visualizando União Brasil e PP formam federação que será maior força do Congresso
União e PP oficializam federação partidária, formando maior força política no Congresso Nacional com 109 deputados e 14 senadores Foto: Ag. Camara Deputados

União Brasil e PP formam federação que será maior força do Congresso

União e PP oficializam federação partidária

União Brasil e PP anunciaram uma federação partidária entre as duas siglas (28) que será a maior força política no Congresso Nacional com 109 deputados e 14 senadores, disseram as duas siglas.

Com a federação, União e PP terão de obrigatoriamente estar nas mesmas chapas nas eleições do ano que vem para a Presidência, os governos dos Estados e o Congresso. Além disso, estarão obrigatoriamente juntos nas eleições municipais de 2028.

“Assim a aliança, costurada com muito diálogo e confiança, pretende ser uma bússola no centro da política, para, sobretudo, impulsionar o Brasil no rumo certo. O norte é claro. Equilíbrio e inovação, com responsabilidade fiscal e social”, afirma nota das duas legendas.

Tanto União quanto PP têm ministérios no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao mesmo tempo, os dois partidos também têm figuras claramente de oposição a Lula, como por exemplo, o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, assim como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), que lançou pré-candidatura à Presidência.

Logo, os dois partidos farão na tarde desta terça (29), uma cerimônia oficial de lançamento da federação no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Eleições

Em primeiro lugar, a aliança entre União Brasil e Progressistas deve impactar na disputa eleitoral de 2026. Do lado do União, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, já anunciou sua pré-candidatura à presidência da República. Do lado do PP, uma das apostas é o nome da senadora Tereza Cristina (MS).

“O desejo é que a gente possa ser protagonista na construção de uma candidatura que seja alternativa ao que o Brasil vive hoje. Em outras palavras, esse é sentimento dominante dentro da federação. Tudo isso vai ser discutido na hora certa, que é 2026. Até lá, liberdade, apoio e suporte para cada um tocar o seu projeto e crescer”, afirmou ACM Neto.

Fonte: Infomoney e cnn