Com relatos da família, o documentário aborda os planos dos adolescentes para o futuro, as angústias e o contexto familiar de cada um
O documentário “Tudo O que Podemos Ser” retrata os sonhos e as mudanças de vida de oito estudantes de escolas públicas em tempo integral de Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Maranhão. A representante de Mato Grosso do Sul, Vitória Guarinão, conta como foi viver esta experiência durante os três anos do ensino médio.
“No primeiro ano você acha que com aquela cabeça você vai definir o seu futuro, mas você vai vendo lá para o final do terceiro ano que sua mentalidade, os seus desejos estão completamente diferentes. Isso é muito interessante”, comenta a jovem, que atualmente tem 17 anos e é acadêmica de direito.
Assim, as gravações do documentário começaram em 2019, colhendo relatos do grupo de estudantes, que estavam no primeiro ano do ensino médio. Apesar da similaridade de estudarem no mesmo sistema educacional, os jovens possuem realidades e trajetórias diferentes.
Além da sul-mato-grossense Vitória, Alexsandra, Cleanderson, Elias, Moisés, Nicole, Paloma e Raquel contam o que esperam para os próximos anos no longa, que é realizado pela Oficina Filmes e do Instituto Sonho Grande, em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do três estados.
“Foi muito bacana, porque você vê que é tudo ligado. É muito legal ver as outras pessoas com desejos, sonhos, com determinação. É muito gratificante”, comenta Vitória.
Documentário com estudantes
Com relatos da família, o documentário aborda os planos dos adolescentes para o futuro, as angústias e o contexto familiar de cada um. Em comum, eles compartilham a vivência da escola em tempo integral como aliada na formação e projeção para a vida adulta.
“No começo foi uma sensação de muito medo, porque eu fiquei muito apreensiva, mas depois foi maravilhoso, uma sensação única. Eu falo que é muito bom poder representar o estado, representar a minha escola, representar a educação”, diz a estudante sul-mato-grossense.
Além disso, o documentário ainda evidencia o papel do modelo de ensino integral com a proposta pedagógica multidimensional.
“Ao focar nas vivências dentro do Ensino Médio Integral, o projeto assiste ao crescimento dos estudantes como protagonistas de suas vidas, mostrando o potencial do modelo de transformar realidades, não somente nas escolas, mas em toda a sociedade, ampliando o papel da educação e preparando os jovens para o futuro”, diz a diretora-executiva do Instituto Sonho Grande, Ana Paula Pereira.
O documentário está disponível gratuitamente no Youtube.
Fontes: portaltvcariri, G1, porvir