O mês de setembro é dedicado à conscientização sobre a prevenção ao suicídio
A partir de hoje (19) até sexta-feira (22) acontece a 4ª Jornada de Prevenção ao Suicídio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Dessa forma, o evento acontece na Cidade Universitária e nos Câmpus de Aquidauana, de Chapadão do Sul, de Paranaíba, do Pantanal e de Três Lagoas. As inscrições estão abertas para toda a comunidade na página.
Então, o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, destaca que o mês de setembro engloba diversas ações preventivas de cuidado com a saúde mental, e uma delas é relacionada ao suicídio, um tema que apresenta desafios ao ser abordado.
“A UFMS tem debatido essa temática há alguns anos. Vamos trabalhar juntos, ajudando uns aos outros, e também buscamos ajudar outras pessoas que possam estar apresentando algum tipo de sofrimento mental”, explica.
A Jornada integra a campanha Eu Respeito, com o tema Vida e tem a participação das Ligas Acadêmicas de Psicologia da Saúde e de Saúde Mental e Enfermagem, em cooperação com as Pró-reitorias de Assuntos Estudantis e de Gestão de Pessoas.
UFMS prevenção suicídio
Quando o tema é saúde mental, hão há respostas simples e prontas.
Na Cidade Universitária, as atividades iniciam nesta terça-feira com a mesa de abertura “Finitude e a integridade do cuidado na atenção ao suicídio”, com a coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa, Assistência e Extensão em Cuidados Paliativos do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, Rosângela Silva Rigo e com o professor Paulo Roberto Haidamus de Oliveira Bastos, no Auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS.
Por isso, a programação continua no dia 20 com mesas-redondas no período da manhã, a partir das 8h, e oficina no período da tarde, a partir das 17h. Também acontece a mesa-redonda “Manejo de situações de crise e suicido”, às 18h.
A programação do dia encerra com a palestra “Suicídio e Filosofia”, às 19h. No dia 21, a partir das 8h, realizada a roda de conversa sobre o suicídio e a população indígena. Mas, às 9h30, está prevista a oficina de “Saúde mental, som e melodia”.
A partir das 10h, os inscritos podem participar da mesa-redonda com o tema “Tratando noticias de Suicídios: Ética no Jornalismo”. Às 15h, será realizada a pratica de yoga em frente ao Monumento Símbolo, o paliteiro.
Por fim, a partir das 17h, realizada a oficina “Automutilação e autolesão: diálogos com estudantes de licenciatura”. No dia 22, a programação inclui a apresentação de trabalhos assembleia com os estudantes.
No período da noite, a Jornada conta com evento cultural Cinema Comentado, com a exibição do filme Com Amor de Van Gogh, às 18h.
Há, ainda, programação nos câmpus
No Câmpus de Aquidauana, as atividades propõem divulgar o portal de Saúde Mental da UFMS sobre a prevenção suicídio ao longo de todo o mês.
Por exemplo, o portal reúne detalhes sobre os serviços de atendimento psicológico disponíveis na Instituição e na rede pública de saúde, além de orientações em casos de emergência.
Então, no Câmpus de Chapadão do Sul, a psicóloga Luciane Paula Gutowski realiza a palestra “Os desafios da ‘vida equilibrada’ para a saúde mental” hoje, às 18h30.
Paranaíba, estão previstas as oficinas “Árvore da Vida” e de atendimento em saúde aos estudantes, até o dia 21 de setembro, respectivamente.
Três Lagoas, hoje, realizado a oficina Arteterapia em dois horários às 9h e 14h. Já no dia 21, a partir das 19h, a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial do município de Três Lagoas ministra a palestra “Atendimento à Saúde Mental”.
No dia 22, às 13h, realizada a ação de aplicação de práticas integrativas e complementares em saúde. Mas, em 25 de setembro, a comunidade universitária poderá participar da palestra “Vivências de Atenção Plena: Xô, Estresse”.
Sendo assim, o Câmpus do Pantanal promove, amanhã, as atividades incluem aulas de yoga na Quadra de Esportes do CPan. E no dia 25, o Câmpus promove a roda de conversa com o tema “Demandas acadêmicas e saúde mental: como lidar com os desafios da vida universitária”.
Fonte: gov.ms