Você está visualizando atualmente UFMS: Câmpus de Naviraí celebra 15 anos com inaugurações de novos espaços
O Câmpus de Naviraí (CPNV) realizou as celebrações de seus 15 anos, com a inauguração de novos espaços dessa Unidade. Foto: divulgação

UFMS: Câmpus de Naviraí celebra 15 anos com inaugurações de novos espaços

Naviraí e com a região de fronteira, também alinhado como crescimento de Mato Grosso do Sul”

O Câmpus de Naviraí (CPNV) realizou as celebrações de seus 15 anos, com a inauguração de novos espaços dessa Unidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Dessa forma, com a presença do reitor Marcelo Turine, da vice-reitora Camila Ítavo, pró-reitores, diretores, professores, técnicos-administrativos, estudantes e demais autoridades, foram entregues o Laboratório de Arquitetura e Urbanismo Onevan José de Matos; a nova unidade da Pantanal Incubadora Mista de Empresas (Pime);

E também com a revitalização da Academia ao Ar Livre; a pavimentação do estacionamento; adequações de acessibilidade na infraestrutura; a cobertura dos veículos oficiais e da passarela entre os blocos; o bicicletário; e o ponto de ônibus ecotecnológico.

Por isso, o reitor Marcelo Turine demonstrou a alegria de encerrar sua gestão com a entrega de novos espaços em todos os câmpus e por testemunhar o crescimento do CPNV.

“Estou muito feliz, como reitor da Universidade, por celebrar e comemorar 15 anos do Câmpus de Naviraí, um câmpus em crescimento, alinhado com o desenvolvimento municipal, o desenvolvimento de Naviraí e com a região de fronteira, também alinhado como crescimento de Mato Grosso do Sul”, enfatizou.

“Viva o Câmpus de Naviraí, que a gente consiga cada vez mais crescer e ter ideias para desenvolver a UFMS, o Câmpus de Naviraí e a educação superior em Mato Grosso do Sul e no Brasil”.

Qualidade

“Quero parabenizar o nosso querido Câmpus de Naviraí pelos seus 15 anos, pela qualidade dos nosso cursos, pela gentileza e harmonia, e a capacidade técnica, humana e afetiva de todos os nosso professores, professoras, técnicos e técnicas e os nossos estudantes. Mas, desejo do fundo do meu coração, mais e mais sucesso, um crescimento sustentável e que a gente possa comemorar 30, 50, 100 anos dessa Unidade, que tanto nos orgulha e nos deixa feliz de trazer, de levar o desenvolvimento para Naviraí e região”, destacou a vice-reitora Camila Ítavo.

O diretor do CPNV, Marco Antônio Costa da Silva, expressou a alegria de trabalhar para concretização de sonhos.

“Eu acho que isso que a Universidade pública, gratuita e de qualidade é o melhor que um país pode pensar para o seu povo. A gente consegue transformar o território, cada vida que vem aqui e a gente consegue transformar isso não só com o ensino, com a formação de cidadãos e profissionais. Então, nós conseguimos com a extensão, pesquisa e com os projetos que envolvem a inovação e o empreendedorismo. Eu sou muito feliz por participar disso, por estar aqui em Naviraí. Nesses oito anos que eu estou aqui em Naviraí, eu ouvi muito o professor Turine e a professora Camila falando em sonhos […] e eu participei de muitos desses sonhos”, afirmou.

“A história de qualquer universidade só se dá através desse objetivo primeiro, não único, de formar cidadãos e profissionais. Mas, essa história de 15 anos só existe por vocês [servidores e estudantes] estarem aqui e por todos aqueles que passaram pelo Câmpus de Naviraí”, complementou.

O professor Daniel Henrique Lopes foi diretor do CPNV de 2015 a 2022 e também participou das celebrações dos 15 anos.

“Um câmpus forte é uma cidade forte, é uma região forte e isso é bom para todos nós. […] O Câmpus que foi um sonho lá trás, hoje é uma realidade. Eu fico muito feliz de ter entrado no Câmpus de Naviraí há 14 anos e ver essa realidade”, comemorou.

Contudo, ele ainda agradeceu a todas as autoridades, estudantes, servidores e a comunidade que acreditou no CPNV e apoiou as ações da Universidade ao longo dos últimos anos.

Por isso, as festividades também tiveram a participação da diretora do CPNV entre os anos de 2010 e 2014, a professora Josiane Peres Gonçalves.

“É uma grande satisfação poder comemorar 15 anos de CPNV. É uma grande história que marca a minha própria história de vida pessoal e profissional, uma realização e realmente uma paixão pela Universidade”.

A empreendedora Isa Monteiro, proprietária do Mercadão dos Óculos, Perpétua Café Brechó e da franquia de Naviraí da Chilli Beans, representou os empresários do município nas comemorações e desejou vida longa ao CPNV.

Empreendedora

“Eu gostaria de reconhecer a importância [do CPNV] para a cidade. Então, eu, como empreendedora, vi o Curso de Administração nascer e comecei a empreender em 2017, junto com o curso. É muito especial para mim, porque foi um suporte muito valoroso para a caminhada como empreendedora. Mas, nesses sete anos, eu empreendi três negócios e, em todos eles, eu tive o suporte do Câmpus e sou muito grata por esses portões abertos”, finalizou.

Além da professora Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Reis, uma das primeiras docentes do Câmpus, e da egressa Letícia Morais da primeira turma do Curso de Pedagogia do CPNV, também estiveram presentes na cerimônia os pró-reitores de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, e de Administração e Infraestrutura, Augusto Cesar Portella Malheiros; o diretor da Agência de Educação Digital e a Distância, Hercules da Costa Sandim; o diretor-geral do Câmpus de Naviraí do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Wagner Antoniassi;

Por exemplo, o vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul, Jordano Valota; o diretor de Desenvolvimento Institucional do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS), Márcio Laabs; a coordenadora regional de Educação da região de Naviraí, Cleusa Maria Sarturi Pereira;

E também o representante do Câmpus de Naviraí da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Joab Cavalcante da Silva; e a viúva do ex-deputado Onevan José de Matos, homenageado durante as inaugurações por suas contribuições para o município.

CPNV

As comemorações dos 15 anos do CPNV ainda incluíram a entrega de uma Moção de Aplausos pelo CRA-MS, a confraternização com o parabéns ao Câmpus e o plantio de mudas de árvores próximas ao toten Sou UFMS.

Novos espaços

O novo laboratório do Curso de Arquitetura e Urbanismo recebeu o nome do advogado e ex-deputado estadual Onevan José de Matos. Falecido em 2020, o homenageado também já ocupou os cargos de vereador e prefeito de Naviraí.

Por isso, a cerimônia de inauguração teve a presença da viúva Leila Matos, estudantes e servidores da UFMS, além de outras autoridades.

“Tem muitos sonhos para fortalecer o curso [de Arquitetura e Urbanismo] cada vez mais, conectar futuras engenharias, então precisa ter mais laboratórios. É um orgulho inaugurar hoje esse laboratório”, disse o reitor Marcelo Turine.

Durante as inaugurações, a vice-reitora Camila Ítavo relembrou ainda a trajetória da CPNV. “A gente tinha sonhos, os sonhos sempre presentes, mas a gente tinha um desafio de infraestrutura e um desafio de pessoal. Mas, hoje, a gente vem aqui comemorar, oito anos depois, a infraestrutura sendo melhorada, mas o mais lindo é a gente ter o reforço ao time de Naviraí”, falou.

Sendo assim, a unidade da Pime do CPNV também foi uma das entregas realizadas pela gestão. A professora e coordenadora da unidade, Sibelly Resch, reafirmou a conquista como a realização de um sonho para a equipe.

Desenvolvimento

“Desde quando eu, particularmente, cheguei aqui em Naviraí, eu sempre trabalhei muito para o desenvolvimento da cidade e a Incubadora é esse espaço de trazer as empresas, criar, de trabalhar com o empreendedorismo dos nossos diversos cursos”, explicou. “É uma felicidade da gente estar inaugurando esse espaço já com uma empresa incubada e o que a gente quer é ter muitas”, completou.

Contudo, a primeira empresa incubada da unidade de Naviraí da Pime é a startup Fortalecer Homeopatia, gerida pelo estudante Rafael Franklin Medeiros do Curso de Administração do CPNV.

“A gente percebe que não estamos sonhando só, estamos sonhando juntos, pensando no progresso, na população e da sociedade como um todo e isso é fantástico!

Sendo assim, o melhor de tudo é que a gente sabe que empreender no Brasil não é uma tarefa fácil, é bem complicado e tem muitos desafios, só que fazendo parte de uma incubadora como a Pime desde o começo, dá uma segurança para a gente conseguir seguir a diante e dar outros passos mais para frente”, enfatizou.

 

Fonte: CPNV/UFMS