O percussionista baiano Marco Lobo pode ser definido como um instrumentista singular
Estão abertas as inscrições para oficina “Da palma da mão à planta do pé”, o compositor, pesquisador de sons e ritmos, criador de instrumentos e músico Marco Lobo ministrará. A oficina, será gratuita pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), será no dia 31 de maio, às 9h, no auditório do curso de Música, na Cidade Universitária. A princípio podem participar estudantes, músicos iniciantes e profissionais da comunidade externa.
Sendo assim, o conteúdo da formação inclui: percepção musical; independência rítmica; improvisação; ritmos; e cantos baianos e mineiros. Por isso, poderá utilizar instrumentos como a caixa de folia, patangome, gunga, berimbau (tradicional e moderno), timbres percussivos e sons experimentais,
De acordo com a Proece, é recomendável que os participantes usem roupas leves e confortáveis. Aliás aqueles que tiverem instrumentos como cajón, surdo, alfaia e zabumba podem levá-los para utilização durante a oficina.
Além disso, as inscrições são gratuitas e devem ser feita até o dia 30 de maio, no endereço eletrônico: maiscultura.ufms.br.
Marco Lobo
Marco Lobo é compositor, pesquisador de sons e ritmos e criador de instrumentos que acrescentam à sua música timbres artesanais e vibrantes. O repertório se concentra no material dos discos do músico unindo composições de Widor Santiago, Kiko Continentino e Gastão Villeroy, além de clássicos de Milton Nascimento, passeando pelo jazz, maracatú, samba, baião e balada.
O percussionista baiano pode ter a definição como um instrumentista singular. A sua capacidade absoluta de colocar beleza e elegância em qualquer música o torna único. Certamente suas performances têm vigor, graça e sempre algo inusitado para aguçar os sentidos de quem o assiste.
Precisão, criatividade e emoção são marcas do seu trabalho, em sets de percussão que unem instrumentos tradicionais a inúmeros outros, numa busca incessante por timbres e sons experimentais.
Durante muitos anos Marco Lobo foi integrante de bandas de músicos consagrados da MPB como Milton Nascimento, Maria Bethania, Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Bosco, Ivan Lins, Marisa Monte, Lenine, Virgínia Rodrigues, dentre outros.
Fontes: instrumentalsescbrasil.org; jornaldoconesul