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A UFGD garantiu 600 bolsas para a edição 2024-2026 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Foto: Divulgação

UFGD conquista 600 bolsas para o Programa de Iniciação à Docência

Essas bolsas são destinadas a estudantes de cursos de licenciatura, com valor mensal de R$ 700,00

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) garantiu 600 bolsas para a edição 2024-2026 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Essas bolsas são destinadas a estudantes de cursos de licenciatura, com valor mensal de R$ 700,00.

Dessa forma, as inscrições para os alunos interessados estão abertas até o dia 18 de outubro, tanto os que desejam participar como voluntários quanto aqueles que almejam uma bolsa. O formulário de inscrição está disponível no link: https://forms.gle/jnUVCQnvnkrwADo1A.

Por isso, o PIBID, parte da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), oferece aos estudantes de licenciatura a oportunidade de vivenciar o cotidiano das escolas públicas de educação básica.

Além de apoiar os acadêmicos, o programa também concede bolsas a professores da rede pública e de instituições de ensino superior (IES), incentivando a docência. Mas, as inscrições para os professores encerradas no último domingo, 13/10.

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De acordo com a professora Cintia Melo dos Santos, coordenadora do PIBID na UFGD, o programa essencial para a formação inicial dos futuros professores.

“Os acadêmicos em formação inicial estimulados a vivenciar o ambiente escolar em sua totalidade. Isso inclui práticas reflexivas e estudos que promovam a imersão na pesquisa acadêmica, além de fomentar o diálogo com seus pares e a compreensão das demandas que permeiam o ambiente educacional. Essas oportunidades são viabilizadas pelas ações do PIBID”, destacou.

Contudo, a professora também ressaltou que o programa oferece aos licenciandos experiências práticas e críticas, sempre sob a supervisão de professores experientes.

“O PIBID integra os acadêmicos às atividades escolares, o que permite o desenvolvimento de habilidades essenciais para o trabalho educacional em situações reais”, acrescentou.

A UFGD submeteu 21 subprojetos, abrangendo os cursos

Artes Cênicas, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Psicologia, Química, Letras-Libras, Educação do Campo e Licenciatura Intercultural Indígena.

Por isso, as propostas contemplam todas as etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, e Ensino Médio) e diferentes modalidades, como Educação Indígena, Educação do Campo, Educação Especial e Educação Bilíngue de Surdos.

O projeto executado em escolas de diversos municípios de Mato Grosso do Sul, sendo eles:

Antônio João, Amambai, Bela Vista, Caarapó, Campo Grande, Coronel Sapucaia, Corumbá, Dourados,  Itaquiraí, Laguna Carapã, Miranda, Nioaque,  Paranhos, Ponta Porã, Sidrolândia, São Gabriel do Oeste, Tacuru e Vicentina. Ao todo, 18 municípios farão parte das ações, ampliando o impacto do programa em diversas regiões do estado.

Sendo assim, com a conquista das bolsas e a implementação dos subprojetos, a UFGD reforça seu compromisso com a formação de qualidade dos futuros professores e com a melhoria do ensino nas escolas públicas de Mato Grosso do Sul.

Fonte: diariodigital