A Motional já havia, anteriormente, feito parceria com a Lyft para começar a oferecer passeios em VAs (com motorista) em Las Vegas em 2018
O Uber anunciou (7) que está lançando suas primeiras corridas sem motorista começando em Las Vegas. Por enquanto, os veículos ainda terão motorista, mas o plano é lançar o serviço sem motorista em 2023.
Se tudo correr conforme o planejado, o Uber expandirá sua oferta de corrida sem motorista para Los Angeles. O Uber está oferecendo as corridas com seu parceiro Motional – empresa de veículos autônomos fundada em março de 2020 como joint venture entre a Hyundai e a Aptiv.
A Motional já havia, anteriormente, feito parceria com a Lyft para começar a oferecer passeios em VAs (com motorista) em Las Vegas em 2018. Como o Uber, a Lyft agora planeja oferecer passeios sem motorista em AVs a partir do próximo ano.
Para as redes Uber e Lyft, a Motional está usando seu robotáxi totalmente elétrico Hyundai IONIQ 5, que oferece autonomia de nível quatro. Os níveis de automação variam de um a cinco.
Parceria da Uber para carro sem motorista em Las Vegas
Os clientes do Uber que desejam viajar em um VA podem selecionar a opção UberX ou Uber Comfort Electric no aplicativo do Uber – se um robotaxi for gratuito, o Uber combinará o passageiro com o veículo. O passageiro receberá uma oferta para aceitar antes que a viagem autônoma seja confirmada.
A Uber recorreu à Motional no início deste ano para implantar VAs para entregas do Uber Eats na área de Los Angeles, e as empresas assinaram parceria comercial de dez anos para implantar veículos de nível quatro para serviços de carona e entrega nas principais cidades dos EUA.
A parceria com a Motional e outras empresas de direção autônoma, como a Nuro. Ressalta a mudança dramática na estratégia do Uber ao longo dos anos. A empresa investiu grandes somas em sua própria tecnologia VA, com a intenção de eliminar efetivamente sua dependência de motoristas.
No entanto, após uma série de contratempos – dentro do Uber e no mercado VA mais amplo, a companhia, no final de 2020, vendeu sua unidade de negócios VA para uma startup.
Fontes: proximonivel.embratel, dicasdelasvegas