Projeto de lei estabelece Tuiuiú como ave símbolo do Pantanal em MS
Projeto de Lei 290/2024, de autoria do deputado Junior Mochi (MDB), que institui o Tuiuiú como ave símbolo do Pantanal de MS teve votação ontem (20), em sessão ordinária.
Os parlamentares analisaram (20) três projetos de lei na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Conforme a Ordem do Dia, as propostas terão votação em primeira e segunda discussão. Assim, a sessão iniciou às 9h e foi aberta à participação de toda sociedade.
Em primeira discussão os deputados votaram duas propostas. O Projeto de Lei 290/2024, de autoria do deputado Junior Mochi (MDB), que institui o Tuiuiú (Jabiru mycteria) como ave símbolo do Pantanal Sul-mato-grossense, e dá outras providências. Conforme a proposta, esse reconhecimento contribuirá sobretudo para aumentar a conscientização sobre a necessidade de preservar o Pantanal e suas espécies. Além disso, irá promover a identidade cultural e ambiental do Mato Grosso do Sul, fortalecer o turismo sustentável com ênfase na observação de aves, bem como apoiar políticas públicas e iniciativas privadas de conservação ambiental.
E o Projeto de Lei 176/2024, de autoria dos deputados Gerson Claro (PP) e Paulo Duarte (PSB), que acrescenta dispositivos à Lei no 4.282, de 14 de dezembro de 2012, que estabelece os valores das taxas da Tabela de Serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS).
Em segunda discussão, terá votação o Projeto de Lei 29/2025, de autoria do Tribunal de Contas. Desse modo, o projeto fixa o subsídio mensal dos Conselheiros, dos Conselheiros Substitutos e dos Membros do Ministério Público de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, consoante dispõem os §§ 4º e 5º do art. 80 e § 4º do art. 81, ambos da Constituição Estadual.
Serviço
As sessões plenárias podem ter acompanhamento presencial ou pela transmissão ao vivo dos canais oficiais. São eles TV ALEMS canal 7.2 no sinal aberto e canal 9 da Claro NET TV, ou ainda no link TV ALEMS; Rádio ALEMS FM 105.5, sinal aberto, ou no link Rádio ALEMS; Facebook e Youtube.
Sobre o Tuiuiú
O Tuiuiú (Jabiru mycteria) é uma cegonha encontrada desde o sul do México até o norte da Argentina. Contudo, 50% da população está no Brasil, principalmente na planície pantaneira.
Com pernas longas, bico comprido, cabeça preta, corpo branco e uma faixa vermelha no pescoço, é uma ave que, definitivamente, marca presença. Por ser uma cegonha, voa primordialmente com suas pernas e pescoço esticados, diferentemente das garças, que têm seus pescoços encolhidos durante o voo.
Chega a 1,60 metros de altura e impressionantes 3 metros de envergadura, além de pesar até 8 kg. É a maior ave da maior planície inundável do mundo com a capacidade de voar.
Fonte: ALEMS e sospantanal.org.br