Um dos objetivos do projeto é utilizar a linguagem regional para engajar os eleitores. Mas, segundo o TSE, lançados dois playbooks com informações sobre o processo eleitoral.
TSE campanha combate desinformação Eleições Municipais
No dia 6 de outubro, eleitores de 5.569 municípios escolherão os representantes para as prefeituras e câmaras municipais.
O segundo turno poderá ocorrer em 103 municípios que contam com mais de 200 mil eleitores registrados, caso nenhuma das candidatas ou nenhum dos candidatos obtenha a maioria absoluta dos votos na primeira fase do pleito.
A votação iniciada às 8h e, se não houver eleitores na fila, encerrada às 17h, seguindo o horário de Brasília.
A propaganda eleitoral terá início a partir do dia 16 de agosto. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.
‘Justiça Eleitoral não quer ser instância de censura’, diz ministro do TSE
“A Justiça Eleitoral não quer ser ineficiente (…). O que ela não quer ser é uma instância de censura e de castração. Mas ela também não pode deixar de trabalhar para que a internet seja o ambiente mais limpo possível para que o eleitor forme sua convicção e escolha seu candidato”, explicou o ministro.
Floriano Azevedo deu as declarações durante evento promovido pelo Google, em São Paulo, para anunciar produtos, novas parcerias e tecnologias que a empresa usará durante as eleições municipais deste ano. O encontro marcou também a parceria de 10 anos entre o Google e a Corte Eleitoral do país.
Ainda durante a fala, o ministro avaliou que é necessário reconhecer que existem antagonismos entre o que deseja o TSE e o que quer as companhias de tecnologia, mas ressaltou que é preciso de diálogo e cooperação entre as partes. Ele disse ainda que o principal desafio da Corte é o processo de adaptação com o tempo exigido pelas redes sociais: “O tempo da rede é muito curto”.