Você está visualizando atualmente Transações via PIX bateram recorde informa Banco Central
O Banco Central do Brasil informou que as transações via PIX bateram recorde no dia (6): foram 178,686 milhões de operações em um único dia.

Transações via PIX bateram recorde informa Banco Central

O Banco Central do Brasil informou que as transações via PIX bateram um novo recorde: foram 178,686 milhões de operações em um único dia (6).

O total de operações desta quarta superou as 178,091 milhões de transações registradas em 20 de dezembro de 2023 – que era o recorde anterior.“Os números são mais uma demonstração da forte adesão de pessoas e empresas ao PIX, meio de pagamento lançado pelo BC em novembro de 2020”, afirmou o Banco Central em nota.

O PIX é um sistema de pagamentos em tempo real desenvolvido pelo Banco Central e está em funcionamento desde novembro de 2020.

Segundo a instituição, existiam 160,8 milhões de usuários, entre pessoas físicas e empresas, com pelo menos uma chave PIX cadastrada até fevereiro deste ano.

Em todo o ano de 2023, as transferências em transações via PIX de recursos e os pagamentos feitos, somaram R$ 17,18 trilhões.

O Banco Central prevê lançar uma nova funcionalidade para o PIX em 28 de outubro deste ano: o Pix automático. A ideia que a nova categoria utilizada para o pagamento de contas recorrentes, como, por exemplo, de água e luz, escolas, academias e condomínios.

Pix Como funciona?

O funcionamento do Pix baseado, principalmente, no uso de meios digitais para a realização de transferências. Um pagamento via Pix, portanto, costuma feito com o apoio da internet como no internet banking em site ou aplicativo. Na hora de enviar recursos, é preciso ter a chave da conta de destino.
O Pix idealizado pelo Banco Central do Brasil e começou a ser desenvolvido por um grupo de estudos do órgão em 2018. Em 2020 ocorreu o lançamento do sistema de pagamentos. Até o fim do ano de 2022, 133 milhões de pessoas físicas já tinham feito ou recebido pelo menos um Pix.
Fonte: g1