No momento, você está visualizando ALEMS: MS poderá instituir o Programa Selo da Agricultura Familiar
Tramita na ALEMS projeto de lei para implementação de Selo da Agricultura Familiar. Projeto prevê certificação de qualidade Foto: ALEMS

ALEMS: MS poderá instituir o Programa Selo da Agricultura Familiar

Governo do Estado envia PL para implementação do Selo da Agricultura Familiar

Produtos dos agricultores familiares de Mato Grosso do Sul poderão ter certificação de qualidade. É o que prevê o Projeto de Lei 83/2025 enviado (10) pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa (ALEMS) e que institui o Programa Selo da Agricultura Familiar. A Casa de Leis recebeu outras três proposições dos Executivo.

Assim, o Projeto de Lei 83/2025 prevê a certificação de produtos alimentícios artesanais, bem como in natura ou processados, com base em rigorosos critérios de qualidade, segurança alimentar e inocuidade dos produtos, divididos em categorias que abrangem produtos de origem vegetal e animal.

De acordo com o Governo do Estado, a proposta objetiva “valorizar e promover a comercialização de produtos da agricultura familiar, garantindo que estes atendam sobretudo aos padrões de segurança alimentar e de inocuidade dos produtos, em conformidade com as normas sanitárias federais, estaduais e municipais aplicáveis à matéria”.

Ageprev

O Executivo também enviou o Projeto de Lei 86/2025 que altera as Leis 1.102/1990 (que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis do Poder Executivo, autarquias e das fundações públicas de Mato Grosso do Sul), 3.150/2000 (que instituiu o Regime de Previdência Social do Estado – MSPREV) e 3.545/2008 (que cria a Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul; Ageprev, como unidade gestora única MSPREV).

De acordo com o Governo, a proposta atende à necessidade de reestruturação da Ageprev. Logo, também informa que as alterações na Lei 1.102/1990 “pretendem inserir no estatuto do servidor todos os benefícios que passaram a ser estatutários com a reforma previdenciária” promovida pela Emenda Constitucional Federal 103/2019.

Outra proposta do Governo é o Projeto de Lei 84/2025. Ele autoriza a doação, com encargos, ao município de Cassilândia-MS, de um imóvel urbano e das construções que compõem a Escola Municipal Amim José-Pólo. O pedido de doação definitiva tem por finalidade a regularização dominial da propriedade do imóvel. Além disso, também busca regularizar as construções onde está instalada a escola, que já funciona há 15 anos.

Benefícios fiscais

O Parlamento também recebeu do Governo o Projeto de Lei 87/2025, que altera a Lei 5.455/2019. Essa normativa trata sobre a isenção de cobrança de ICMS, de templos religiosos de qualquer culto, em Mato Grosso do Sul.

Nesse sentido, o objetivo, informa o Governo, é “alterar a responsabilidade de recepção e de análise dos requerimentos de concessão e de renovação da isenção do ICMS. A isenção incide nas contas de serviços públicos estaduais próprios, delegados, terceirizados ou privatizados. Esses serviços incluem energia elétrica, bem como telefone e internet de templos religiosos de qualquer culto.”

Na prática, o requerimento será destinado às empresas de serviço e não mais à Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ), como é atualmente.

As propostas seguem para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso o parecer for favorável, seguirá tramitando na Casa de Leis com análises e votações nas comissões de mérito e em sessões plenárias.

Fonte: ALEMS