Todos contra a dengue conscientiza crianças para levar disseminar informações
O projeto “Todos contra a dengue” está sendo desenvolvido pela Gerência Municipal de Educação, por intermédio do CIEI – Centro Integral de Educação Infantil “Professora Zenaide Nunes dos Santos”. Em outras palavras, o projeto mobilizou (20) crianças, educadores, Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde em uma ação de conscientização e combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.
Assim, as atividades ocorreram no bairro Sol Nascente, no entorno da Escola José Martins Flores e do Posto de Saúde Sol Nascente. O projeto já atendeu mais de 220 crianças (11 turmas), envolvendo turmas do jardim de infância. Nesse sentido, conta com a parceria de profissionais da ESF Sol Nascente e da Equipe de Controle de Vetores.
Conscientização de crianças
“Esse projeto ‘Todos Contra a Dengue’ é uma forma de conscientizar as crianças desde a tenra idade, para que elas possam aprender e levar informações para casa e até ajudar a conscientizar a família, os vizinhos, enfim, todos mesmos. Essa etapa é primordial, pois, é onde nasce a curiosidade da criança de querer saber e ajudar no combate à proliferação do mosquito”, analisa a coordenadora do CIEI “Zenaide dos Santos”, Edna Silva Galiza.
“Trabalhar com essa faixa etária dá muito resultado. Ou seja, as crianças chegam em casa, veem algo que a gente falou, e começam a colocar em prática. Em suma, a gente vê muito isso”, relata o Agente Comunitário de Saúde Gediael Gonçalves de Lima.
O gerente da equipe de Controle de Vetores, Ricardo Boze dos Santos, afirma que o setor vem desenvolvendo ações nas unidades educacionais do município desde o início do ano. “Uma semana antes do início das aulas, foram realizadas inspeções em todas as unidades escolares. E também houve atividades atividades educativas em algumas escolas, onde distribuímos folders informativos e fizemos exposição de trabalhos. Essa foi uma forma de conscientizar toda a comunidade escolar. Agora, esta mobilização pela equipe do CIEI Zenaide fortalece ainda mais a campanha de combate a dengue em nosso município”, observou o gerente.
DADOS GERAIS
Crianças atendidas – 100 no turno da manhã e mais de 120 à tarde, totalizando mais de 220 crianças envolvidas.
Turmas participantes – 11 turmas, com 5 turmas participando diretamente das atividades de campo.
AÇÕES DESENVOLVIDAS
Atividades de campo – Crianças foram levadas a áreas próximas à escola para identificar e eliminar criadouros do mosquito, como recipientes que acumulam água.
Conscientização – As professoras elaboraram vivências com música, histórias e dinâmicas para ensinar as crianças sobre os perigos da dengue e a importância da prevenção.
Parcerias – O projeto contou com o apoio do Núcleo de Vigilância em Saúde juntamente com a Equipe de Controle de Vetores. A agente Lidiane Ribeiro foi a representante que auxiliou nas atividades práticas e na exposição de materiais educativos.
Impactos do Projetos
Eliminação de criadouros – Um único criadouro pode conter mais de 100 a 500 ovos do mosquito. A eliminação desses focos é a forma mais eficaz de combater a proliferação do Aedes aegypti.
Fonte: PM Naviraí