No momento, você está visualizando TikTok e a perda de noção do tempo, entenda o mecanismo por trás
Entenda como o TikTok utiliza um mecanismo para gerar perda de noção de tempo nos usuários. Foto: Reprodução/Shutterstock

TikTok e a perda de noção do tempo, entenda o mecanismo por trás

O The Washington Post conduziu um estudo que revelou como o TikTok gera perda de noção de tempo nas pessoas

Um estudo conduzido pelo The Washington Post revelou detalhes sobre o mecanismo do TikTok que provoca a perda de tempo, mantendo seus usuários conectados por horas todos os dias. O jornal analisou o comportamento de 1,1 mil pessoas, com base em um banco de dados de cerca de 15 milhões de vídeos assistidos ao longo de seis meses, mostrando o quão eficaz é o algoritmo da plataforma em criar hábitos de uso.

Jon Freilich, de 51 anos, gerente de operações na Califórnia (EUA), descreveu seu relacionamento com o aplicativo como uma dependência. “Nunca fumei nem usei drogas, então, não sei como é um vício químico, mas sinto que sou viciado em TikTok”, disse.

Ele afirmou que, mesmo sabendo que deveria parar de rolar a tela para dormir ou trabalhar, não consegue interromper o uso. “É difícil parar, sabendo que o próximo deslize pode trazer um vídeo realmente interessante.”

TikTok e o vício: documentos dão a “dica”

  • Segundo documentos internos da empresa, revelados em um processo judicial nos Estados Unidos, bastam cerca de 260 vídeos — o equivalente a 35 minutos de uso — para que um hábito se forme;
  • No experimento do Post, os usuários mais leves já passavam, em média, mais de meia hora diária na plataforma, tempo que aumentou 40% em apenas uma semana, chegando a 45 minutos. Já os usuários mais intensos reduziram levemente o tempo, de 4,5 para 4,1 horas diárias;
  • Meredith David, professora de marketing na Baylor University, afirmou que o uso prolongado pode afetar o convívio social. “Está substituindo o tempo que poderíamos passar com amigos, família e em atividades mais saudáveis”, disse;
  • Segundo ela, o formato curto e personalizado dos vídeos faz com que as pessoas percam a noção do tempo. “Rolamos a tela e, quando percebemos, já se passou uma hora e meia.”