No momento, você está visualizando TEMPO: Mato Grosso do Sul inicia a semana com calor de 35°C e baixa umidade
Climatempo prevê calor e baixa umidade no começo desta semana em MS. Foto: Gov.MS

TEMPO: Mato Grosso do Sul inicia a semana com calor de 35°C e baixa umidade

O calor intenso marcará o início da semana em várias regiões de MS, com temperaturas que devem chegar aos 35°C

O início desta semana promete ser de muito calor em todo o estado de Mato Grosso do Sul (MS). As temperaturas devem superar os 35°C em várias regiões, acompanhadas de umidade relativa do ar em níveis críticos, principalmente em Campo Grande, onde a situação de risco permanece devido ao tempo seco.

Segundo a previsão do Climatempo, há chance de chuva isolada e pontual no extremo sul do estado ainda nesta segunda-feira (15). Contudo, a instabilidade é resultado da presença de um cavado no sul do Brasil, que contribui para o aumento da umidade na atmosfera. No entanto, nas demais regiões sul-mato-grossenses o tempo continua firme e ensolarado.

Previsão para os próximos dias:

  • terça-feira (16): possibilidade de pancadas de chuva no extremo sul e parte do extremo oeste do estado. Contudo, a região central segue com sol forte, calor e tempo seco.
  • quarta-feira (17): pancadas de chuva devem se concentrar em áreas próximas a Mato Grosso e no extremo oeste. Todavia, de forma irregular e mal distribuída.
  • quinta e sexta-feira (18 e 19): diminuição das instabilidades, com predomínio do calor e da baixa umidade em praticamente todo o estado.

Baixa umidade do ar

Por fim, a combinação de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar mantém elevado o risco de queimadas e problemas de saúde, como desidratação, alergias e complicações respiratórias. Sobretudo, a recomendação é reforçar a hidratação, evitar atividades físicas nos horários mais quentes do dia e utilizar umidificadores ou toalhas úmidas em ambientes fechados.

Todavia, com a última semana de inverno marcada por tempo seco e instabilidade localizada, a expectativa é de que apenas a chegada da primavera traga mudanças mais significativas no regime de chuvas em Mato Grosso do Sul.

Fonte: Climatempo