Tempo neste fim de semana em MS
O tempo neste fim de semana em MS promete temperaturas elevadas e variação no Estado. Nesta sexta-feira (26), a maior parte do estado terá predomínio de sol e poucas nuvens, sob influência de um sistema de alta pressão atmosférica. O calor será intenso, com máximas que podem chegar a 40°C em algumas regiões e umidade relativa do ar entre 15% e 35%, exigindo atenção redobrada à hidratação e aos cuidados com a saúde, além do risco de queimadas.
Em Campo Grande, os termômetros variam entre 19°C e 36°C. Além disso, o tempo permanece firme e o céu, à primeira vista, segue praticamente sem nuvens.
Os ventos sopram do quadrante leste, visto que a circulação atmosférica mantém intensidade constante. Contudo, a velocidade varia entre 40 km/h e 60 km/h. Logo depois, ocasionalmente, rajadas mais fortes podem atingir pontos isolados da capital.
Instabilidades
A partir da tarde de sábado, a previsão indica a chegada de áreas de baixa pressão. Além disso, à noite, essas instabilidades devem ganhar intensidade. Essas áreas, combinadas com o transporte de calor e umidade, tendem a provocar pancadas de chuva, visto que favorecem maior instabilidade atmosférica.
Assim, há risco de tempestades isoladas, sobretudo no Sudoeste, Oeste e Sul do estado. Nessas regiões, as mínimas ficarão entre 14°C e 18°C, e as máximas entre 28°C e 34°C.
No Pantanal e no Sudoeste, as mínimas devem variar entre 20°C e 26°C, com máximas chegando a 40°C. Já no Bolsão, Leste e Norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 15°C e 24°C e máximas entre 30°C e 38°C.
No domingo e na segunda-feira, o sol predomina com variação de nuvens, mas a umidade mantida pelo avanço de áreas instáveis mantém a possibilidade de chuvas fracas a moderadas no Pantanal, Sudoeste e Sul, com risco de tempestades isoladas. Em Campo Grande, a previsão aponta mínima entre 23°C e 25°C e máxima de 32°C a 34°C.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) reforça a importância de cuidados com hidratação, proteção solar e prevenção de queimadas, especialmente em áreas de maior calor e baixa umidade relativa do ar.
Fonte: Cemtec