No momento, você está visualizando Tempo abafado em Campo Grande; máxima de 33°C e variação de nuvens no dia
Cemtec aponta tempo abafado em MS. Em Campo Grande, a máxima prevista é de 33°C, com mínima de 20°C. Há chances de chuva Foto: Sejusp

Tempo abafado em Campo Grande; máxima de 33°C e variação de nuvens no dia

Tempo abafado em MS

A quinta-feira (9) deve ser marcada pelo calor e tempo abafado em MS, com céu parcialmente nublado e possibilidade de pancadas de chuva isoladas à noite, de acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Em Campo Grande, a máxima prevista é de 33°C, com mínima de 20°C. O sol predomina durante o dia, mas nuvens devem se formar ao longo da tarde, trazendo chances de chuva durante a noite.

Outras regiões

No Pantanal, as cidades de Corumbá e Aquidauana devem registrar temperaturas de até 32°C e 34°C, respectivamente, mantendo o clima quente típico da região. No norte do Estado, Coxim pode alcançar 35°C, uma das marcas mais altas do dia.

Já o sul e sudoeste do Estado terão clima mais ameno: Ponta Porã e Iguatemi devem registrar máximas de 24°C e 23°C. No leste, cidades como Paranaíba e Três Lagoas terão sol entre nuvens, com termômetros variando entre 32°C e 34°C.

Como ocorre a previsão do tempo

A previsão do tempo baseia-se em dados observados de hora em hora nas estações meteorológicas de superfície, convencionais ou automáticas, espalhadas, sobretudo, por todo o território nacional.

No Brasil, o INMET administra mais de 400 estações. Além disso, possui 10 Distritos Regionais que recebem, processam e enviam esses dados para a sede localizada em Brasília-DF.

Após a coleta de dados como precipitação, ventos, umidade relativa do ar e pressão, faz-se, desse modo, uma simulação numérica com o apoio de supercomputadores. Desse modo, prevê-se, em síntese, o comportamento do tempo nos próximos 24, 48, 72 e 96 horas.

Contudo, só os dados numéricos não são suficientes para a previsão completa do tempo. Há também, nesse sentido, o apoio das imagens de satélite, que permitem elaborar uma previsão de curto prazo.

Essas imagens geram-se, então, a cada 30 minutos, de hora em hora ou a cada 3 horas. Além disso, estão disponíveis em três canais: Infravermelho, Visível e Vapor d’água.

Existe, ainda, o Radar Meteorológico, que fornece, igualmente, informações sobre as condições atmosféricas em um intervalo menor e, do mesmo modo, em uma área mais restrita.

No INMET, há nesse sentido, uma seção específica destinada à recepção e ao tratamento dessas imagens de satélite. Assim, os meteorologistas analisam e comparam todos os dados. Somente depois dessas análises, conforme cartas de superfície, modelos numéricos e imagens, há a elaboração, por fim, da previsão do tempo para todo o Brasil.

Fonte: Cemtec-MS