A prefeita Adriane Lopes afirmou que educação é prioridade para a atual gestão
Os representantes do Comitê ampliado do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância, o presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos e o conselheiro Marcio Monteiro, relator das contas de Campo Grande, se reuniram na manhã de segunda-feira (30), com a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, o secretário municipal de educação, Lucas Henrique Bitencourt de Souza, e a secretária de finanças e planejamento, Márcia Hokama, para apresentar para as ações que estão sendo desenvolvidas em prol da primeira infância. Principalmente, na área da educação.
“O que a gente observou é que houve um avanço na tentativa de uma solução para o problema do déficit de vagas em creches aqui na Capital. Portanto, saímos esperançosos da reunião com relação ao compromisso da prefeitura.”
Assim, o secretário de educação disse que a intenção é “mostrar o que Campo Grande tem feito. Ouvir as demandas e aprender com o Tribunal de Contas. Acreditamos que se caminharmos de mãos dadas, a primeira infância vai beneficiada. Nosso maior desafio é a ampliação do número de vagas e estamos trabalhando nisso. Buscando parcerias para a ampliação de vagas e construção de novas escolas”. Explicou o secretário de educação de Campo Grande, Lucas Bitencourt.
Campo Grande: Comitê analisa propostas para educação
Uma equipe formada por 12 auditores do TCE-MS, visitou, entre os dias 24 a 26 de abril, 18 escolas municipais urbanas. Abrangendo mais de 4 mil alunos matriculados. Sendo assim, na ação foram analisados itens como acessibilidade, estrutura e conservação, saneamento básico e energia elétrica, sistema de combate a incêndios, alimentação, esporte, recreação e espaços pedagógicos.
A prefeita Adriane Lopes afirmou que educação é prioridade para a atual gestão. “Desde que assumimos a prefeitura estamos trabalhando. E buscando soluções rápidas para as pautas de Campo Grande. Assim, a reunião com esse comitê, hoje traz para Campo Grande um alívio e nós percebemos que o TCE está focado na primeira infância e essa integração vai trazer respostas rápidas para as demandas da nossa cidade”.
Ao final da reunião, o presidente da Corte de Contas, afirmou que a reunião foi extremamente produtiva e promissora. “Nós começamos aqui uma discussão em busca de soluções para o problema da falta de vagas nas creches e sobre o setor educacional como um todo. Nós estamos discutindo primeira infância. Porém a nossa preocupação envolve todo o sistema educacional. A prefeita compareceu junto com sua equipe técnica para nos mostrar como ela recebeu a prefeitura e qual a perspectiva até o final da sua gestão. Assim, na discussão chegamos a conclusão que, com a união de esforços do grupo de cooperadores. Que aliás envolve o TJMS, MPMS, a Defensoria Pública e Assomasul, apontaremos sugestões e possibilidades para a solução do problema”.
Aliás, também participaram da reunião a defensora pública Débora Paulino, a procuradora de justiça Vera Vieira e a desembargadora Elizabete Anache e o representante da Assomasul, Dráuzio Jucá Pires.
Fonte: tce.ms