Você está visualizando atualmente Tailândia inaugura maior usina hídrica e solar do mundo
Maior usina hidrica e solar do mundo estão na Tailândia

Tailândia inaugura maior usina hídrica e solar do mundo

Inauguração da maior usina flutuante de energia solar na Tailândia pode revolucionar o mercado e abrir novas oportunidades para investimentos

A nova usina de energia solar da Tailândia irá abastecer uma cidade inteira de pequeno porte com a sua geração de eletricidade no mercado. Essa usina é uma solução sustentável de produção de eletricidade, que encontrou uma nova forma de reaproveitar as propriedades da água para aumentar a produtividade dos painéis solares.

 

Usina solar flutuante – Imagem: reprodução Google/Foto: vitzer

Apresentação da maior usina do mundo de energia solar flutuante

A Usina de energia solar da Tailândia deve ser inaugurada em junho deste ano. Os custos de investimentos inicias são de 27 milhões de dólares.

Após instalação, usina de energia solar flutuante da Tailândia deve aumentar participação renovável em 37% na Tailândia. A estimativa é que até o ano de 2036, a participação no mercado de energias renováveis aumente cerca de 37% na Tailândia. Cada um dos segmentos possuem cerca de 130 metros de comprimento e mais de 30 metros de largura.

O momento mais crítico na instalação da nova usina é durante o encaixe. Os pontos de conexão dos painéis solares são minúsculos e requerem atenção e prática redobrada.

A água resfria os módulos fotovoltaicos, então eles são 15% mais eficientes do que sobre os módulos utilizados comumente em cima das residências. 16 novos projetos de usinas de energia solar já estão sendo planejados na Tailândia para ocorrem nos próximos anos.

Tailândia e o mercado de energias renováveis

A Tailândia pretende ampliar seus horizontes no campo das fontes de energias limpas com a criação da nova usina de energia solar. Os planos para o futuro do país tem em vista diversas fontes, mas em especial, a energia solar, hidrelétrica e biomassa.

A Tailândia é um dos principais desenvolvedores de eletricidade limpa na região e em 2016, o país entrou no Top 15 global segundo a Agência Internacional de Energia Renovável (Irena) Como a líder do Sudeste Asiático em uso de energia solar.

Apresentação da maior usina do mundo de energia solar flutuante

 

Outro fator positivo de instalar painéis solares na superfície da água está em reduzir o calor dos painéis, tornando-os de 10 a 15% mais eficientes, e reduzir a evaporação da água na barragem em cerca de 460 mil m3 por ano.

Fonte: clickpetroleoegas/ciclo- Vídeo: Youtube -DW/ TV Pública da Alemanha