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Mesmo com grande número de vagas de emprego, os supermercados brasileiros estão com dificuldades para encontrar trabalhadores. Foto: Freepik

Supermercados têm falta de trabalhadores e recorrem até a Exército para preencher 350 mil vagas

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) firmou uma parceria com o Exército Brasileiro, para recrutar jovens trabalhadores, que concluíram o serviço militar obrigatório e que desejam ocupar uma das vagas abertas

Mesmo com cerca de 350 mil vagas abertas, os supermercados brasileiros, encontra dificuldades para encontrar trabalhadores. Tradicional porta de entrada para jovens no mercado formal, o segmento tem perdido espaço para ocupações informais e mais flexíveis. Todavia, a mudança no perfil dos trabalhadores, aliada à taxa de desemprego em baixa, vem acentuando o desafio.

Para enfrentar o problema, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) firmou uma parceria com o Exército Brasileiro, com o objetivo de recrutar jovens que concluíram o serviço militar obrigatório.

Sobretudo, a proposta inclui o mapeamento de perfis e a oferta de oportunidades com possibilidade de desenvolvimento profissional.
Além disso, o setor aposta na diversificação da força de trabalho, buscando pessoas com mais de 60 anos e defendendo a criação de formatos de contratação mais adaptáveis à realidade dos candidatos.
Segundo o vice-presidente da Abras, a criação de um comitê junto ao Ministério do Trabalho está em discussão para viabilizar jornadas mais flexíveis.

Quais setores uma pessoa pode trabalhar no supermercado?

Por fim, veja em quais setores um trabalhador pode ocupar em um mercado.

1. Setores operacionais

  1. Caixa – responsável por registrar compras e receber pagamentos.

  2. Reposição de mercadorias (Repositor) – abastece as prateleiras e confere datas de validade.

  3. Açougue – corte e preparo de carnes; pode incluir açougueiro e auxiliar.

  4. Padaria – produção e venda de pães, bolos e outros produtos; inclui padeiro, confeiteiro e atendente.

  5. Hortifrúti – organização, limpeza e seleção de frutas, legumes e verduras.

  6. Peixaria – manipulação e venda de pescados.

  7. Frios e laticínios – corte e organização de frios, queijos e embutidos.

  8. Limpeza e conservação – manutenção da higiene da loja.

  9. Estoque – organização e controle de mercadorias no depósito.

2. Setores de apoio/logística

  1. Recebimento de mercadorias – confere e organiza produtos entregues por fornecedores.

  2. Conferência e inventário – faz controle de entrada e saída de produtos, e balanço de estoque.

  3. Prevenção de perdas – evita furtos e desperdícios; inclui fiscais de loja.

3. Setores administrativos

  1. Recursos Humanos (RH) – cuida da contratação, folha de pagamento e bem-estar dos funcionários.

  2. Financeiro – controle de contas a pagar e receber, fluxo de caixa.

  3. Compras – responsável por negociar com fornecedores e abastecer a loja.

  4. Marketing – campanhas promocionais, redes sociais, encartes, etc.

  5. TI (Tecnologia da Informação) – manutenção de sistemas e equipamentos eletrônicos.

4. Atendimento e serviços

  1. Atendimento ao cliente – SAC, troca de produtos e informações gerais.

  2. Cartão ou setor de fidelidade – ativação e suporte para programas de pontos e cartões da loja.

  3. Empacotador – ajuda os clientes a colocarem os produtos nas sacolas ou carrinhos.

Fonte: Abras