Você está visualizando atualmente BIG BROTHER: Sugestões de Amizade do Facebook, como funciona
Sugestões de Amizade não surgem aleatoriamente, mas acontecem por um cruzamento de dados contidos no perfil do usuário

BIG BROTHER: Sugestões de Amizade do Facebook, como funciona

Conheça mais a seção “pessoas que talvez você conheça” no social media, ou melhor, as sugestões de Amizade

As conhecidas Sugestões de Amizade do Facebook, também conhecidas como “Pessoas que você talvez conheça”, são quase uma marca registrada da rede social. A ferramenta une usuários que tenham sequer amigos em comum, mas que frequentam o mesmo espaço. Ou, quem sabe, eram colegas de longa data que mal lembravam um do outro.
Como será que o Facebook encontra alguém que você conheceu na vida real? Ou como a rede social entende quais pessoas são mais interessantes para você dentro de grupos? A resposta, é lógico, está no funcionamento da ferramenta — que, por sinal, é bastante robusto.

Como funcionam as Sugestões de Amizade do Facebook?

De acordo com o Facebook, as recomendações de amizade não surgem aleatoriamente, mas acontecem por um cruzamento de dados contidos no perfil do usuário. Entre as informações observadas pela plataforma, estão:

  • Amigos em comum: a quantidade de amizades iguais entre um usuário e outro fazem os perfis serem sugeridos como amigos.
  • Participações em grupos do Facebook: pode ser uma comunidade, bazar, grupo de trabalho ou qualquer outra coisa. A chance de um usuário ser amigo de outro que também participa desse grupo é grande.
  • Redes: informações em comum como escolas, cursos, empregos, cidades também sinalizam uma amizade na vida real.
  • Contatos carregados: ter o telefone de um usuário do Facebook salvo na agenda de contatos sinaliza que ele é, provavelmente, um conhecido.
  • Marcações em comum em fotos: se você aparece na mesma foto que outra pessoa, vocês provavelmente frequentaram o mesmo lugar.

Embora o funcionamento oficial da ferramenta seja esse, há rumores de que ela vai além. Relatos de usuários e inúmeras reportagens indicam, portanto, que as interações no Instagram, a rede social “irmã” do Facebook, também podem gerar sugestões de amizade.

Por que o Facebook sugere amizades com desconhecidos?

Há suspeitas de que o Facebook pode ir ainda mais longe na hora de determinar quem o usuário conhece. Consulta, dessa maneira, até os check-ins feitos em estabelecimentos comerciais para criar conexões. A plataforma explora, contudo, dados bastante detalhados entre os perfis. Isso para entender quando existem relações entre eles ou não, incluindo os locais por onde ela passou.

Fonte: Canal Tech