No momento, você está visualizando Stock Car acelera novamente em Campo Grande com corrida, história e ação em escola
A Stock Car, principal categoria do automobilismo, retorna a Campo Grande, com apoio da Prefeitura Municipal. Foto: PMCG

Stock Car acelera novamente em Campo Grande com corrida, história e ação em escola

Após seis anos longe, Stock Car volta a Campo Grande nos dias 25 e 26 de outubro, no Autódromo Internacional Orlando Moura

A emoção da velocidade vai tomar conta de Campo Grande novamente! Após seis anos de ausência, a Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro, está de volta à capital sul-mato-grossense em uma edição especial que conta com o apoio da Prefeitura Municipal. A cidade sedia uma etapa do campeonato nos dias 25 e 26 de outubro, no Autódromo Internacional Orlando Moura.

Ação educativa leva alunos para os boxes

E a programação vai além das pistas: na sexta-feira, 24 de outubro, 10 alunos de altas habilidades da Escola Municipal Senador Rachid Saldanha terão a oportunidade de visitar os boxes da competição e conhecer de perto o universo do automobilismo. A iniciativa, contudo, reforça o compromisso da gestão municipal com a educação e o estímulo a atividades extracurriculares que promovem o desenvolvimento dos estudantes. Além de oferecer uma experiência única, a visita aproxima os jovens de equipamentos esportivos e culturais da cidade. Desse modo, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a valorização da cultura local.

Campo Grande volta ao calendário da Stock Car

Todavia, Vicar escolheu Campo Grande para integrar novamente o calendário da BRB Stock Car, confirmando o protagonismo da capital como cidade em franco desenvolvimento e com tradição no cenário esportivo nacional.

Autódromo Orlando Moura: tradição e velocidade

Autódromo Internacional Orlando Moura possui uma pista de 3.443 metros de extensão, com nove curvas e sentido anti-horário. Sendo considerado um dos mais importantes do país.

Sobretudo, a última vez que Campo Grande recebeu uma etapa da Stock Car foi em 2019, quando Thiago Camilo e Rubens Barrichello dividiram as vitórias em uma rodada dupla.

Campo Grande é um show à parte

Campo Grande tem histórias de sobra para contar quando o assunto é Stock Car. Desde a primeira corrida realizada em 2002, o autódromo já foi palco de grandes duelos, ultrapassagens arrojadas e vitórias inesquecíveis.

Cacá Bueno, o “Rei da Pista”

E se tem um nome que brilha por aqui, esse nome Cacá Bueno. O piloto carioca é, sem dúvida, o “Rei da Pista” em solo campo-grandense: já venceu três vezes (2004, 2006 e 2018), tem o maior número de poles (3) e ainda coleciona seis pódios. Sendo assim, um verdadeiro dominador!

Galeria de campeões: grandes nomes já venceram em CG

Mas ele não está sozinho nessa galeria de campeões. Outros nomes também deixaram sua marca por aqui. David Muffato, Felipe Fraga e Thiago Camilo venceram duas vezes cada.

Por outro lado, pilotos como Beto Giorgi, Tarso Marques, Ricardo Maurício, Nonô Figueiredo, Luciano Burti, Marcos Gomes e o ídolo Rubens Barrichello venceram ao menos uma vez nas curvas desafiadoras do circuito.

Poles e pódios: estatísticas de respeito

Na disputa pelas poles, além de Cacá, brilham nomes como Daniel Serra, com duas conquistas, e uma turma de pilotos que largou na frente uma vez. Como Raul Boesel, Átila Abreu, Allam Khodair, Marcos Gomes e o já citado Camilo.

E falando em pódio, a lista é longa e estrelada! Além de Cacá, que lidera com seis aparições, Marcos Gomes e Thiago Camilo somam cinco pódios cada. Seguidos por Muffato e Maurício, com quatro, e Átila Abreu, com três.

Também já subiram ao pódio nomes como Nelson Piquet Jr., Julio Campos, Ingo Hoffmann e Gualter Salles, entre outros grandes do automobilismo nacional.

Recordes que marcaram o asfalto

Para quem gosta de números e velocidade: o recorde de volta mais rápida em classificação pertence a David Muffato, que em 2003 cravou 1min25s684, voando a uma média de 144,2 km/h.

Já o recorde de corrida é de Mateus Greipel, que em 2004 completou uma volta em 1min27s362, com média de 141,4 km/h.

Pura adrenalina! Com tanta história, números impressionantes e pilotos lendários, não dá pra negar: Campo Grande tem gasolina de sobra no sangue e coração acelerado quando o assunto é Stock Car.

Fonte: Gov.MS