Grandes estilistas parceiros do movimento se reuniram na produção de 40 looks exclusivos
Para a 56ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), que teve início na quarta-feira (8), o movimento “Sou de Algodão” prepara um tributo em homenagem ao jeans, peça icônica que completa 150 anos de história em 2023.
Assim na passarela, um coletivo de grandes nomes da moda brasileira assina o desfile, com produção e direção criativa de Paulo Borges, criador e diretor da SPFW, styling por Paulo Martinez e beleza sob o comando de Ricardo dos Anjos.
Inclusive, as criações que levam assinatura da marca baiana Dendezeiro, são rastreadas pelo programa “SouABR”. Que alias, permite conhecer toda sua trajetória, desde a origem da fibra, com certificação ABR (Algodão Brasileiro Responsável), até o varejo.
Além disso, vale citar ainda que a ação contou o apoio de 19 empresas têxteis, entre tecelagens, fiações, malharias e confecções, e oito artesãos.
Jeans é sinônimo de identidade
Segundo a marca, a escolha do tema do desfile baseada em duas razões fundamentais. Primeiro, o algodão ser matéria-prima imprescindível para a fabricação do jeans. Uma vez que a fibra é a principal composição do denim, o tecido do qual feito.
Além disso, o jeans, por si só, tem destaque na moda brasileira, se estabelecendo, inclusive, como item fundamental nos armários.
No país, a história teve pontapé inicial no começa no século XXI, quando o denim passa a ter importação como um tecido resistente e funcional para roupas de trabalho. No entanto, foi a partir da década de 1950 que ganhou popularidade entre os mais diversos públicos.
Inicialmente associado a uma estética mais rebelde e jovem, o jeans logo transcendeu as barreiras socioeconômicas, tornando-se um símbolo de versatilidade e estilo atemporal. Assim, da classe trabalhadora à elite, refletiu a adaptação e a fusão de culturas e de diferentes estilos de vida.
O Movimento Sou de Algodão
O movimento, que nasceu em 2016, surge com a necessidade de despertar a consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia produtiva e têxtil, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas.
Além disso, outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR). Que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 82% de toda a produção nacional de algodão.
Fontes: jornaldefloripa, cnn, notrumor, associaçãobrasileiraalgodão