Você está visualizando atualmente Som da Concha vai a Aquidauana com Isa Yasmin Cia de Dança
O projeto Som da Concha 2024 vai trazer mais um show no dia 4 de agosto, em Aquidauana: será apresentado o show “Encontro de Tribos”.

Som da Concha vai a Aquidauana com Isa Yasmin Cia de Dança

Este espetáculo nasceu da união da Cia Isa Yasmin, Grupo Mahila e Banda Tribos da Areia que é composta exclusivamente por mulheres

O projeto Som da Concha 2024 vai trazer mais um show no dia 4 de agosto, desta vez em Aquidauana: que apresentado o show “Encontro de Tribos”, da Isa Yasmin Cia de Dança, e o show “Forró Lascado do Cerrado”, do grupo Flor de Pequi. As apresentações começam às 18 horas, com entrada franca, na Concha Acústica na Praça dos Estudantes, em Aquidauana.

Dessa forma, o projeto criado em 2008 pela Fundação de Cultura de MS, o Som da Concha leva shows aos domingos na Concha Acústica Helena Meirelles, que fica no Parque das Nações Indígenas, e agora pela primeira vez vai a cidades do interior. A iniciativa valoriza e difunde a produção musical sul-mato-grossense.

Isa Yasmin Cia de Dança

Encontro de Tribos conta a história de mulheres que se encontravam nos Souks (Mercados à céu aberto), onde caravanas, tribos se encontravam para trocar mercadorias, vender e também descansar da longa jornada.

Por isso, mulheres vindas de vários locais, formavam uma roda e através de sua dança e música, contavam suas histórias, suas angústias, seus medos e vivências por onde passavam.

A força do feminino reverbera em nossos corações e nossa própria ancestralidade, estas mulheres carregam um legado de suas tribos e sua história. Então, um espetáculo com música ao vivo, com uma banda de percussão, formada por mulheres que cantam, tocam instrumentos de percussão e dançam.

Este espetáculo nasceu da união da Cia Isa Yasmin, Grupo Mahila e Banda Tribos da Areia que composta exclusivamente por mulheres. Trabalhando a mais de quinze anos com as danças orientais árabes em constantes pesquisas em suas diversas vertentes.

Buscando não só conhecer a dança, mas costumes, vivências e a cultura do oriente médio, origina-se o grupo Natraj Cia de Dança Oriental Árabe, o primeiro grupo de danças árabes do Estado que atuou por dez anos no Brasil em trabalhos de pesquisas tendo como diretora Isa Yasmin que condensou sua pesquisa e amadureceu seus estudos, uma nova visão e concepção da dança árabe fundando Isa Yasmin Cia de Dança em 2008.

Sendo assim, paralelamente, devido à preocupação dos estudantes de dança do estúdio, fora criado um grupo de estudo que estudava a música e ritmos que são inseridos na dança do Oriente Médio e surge então, Tribos da Areia Banda de percussão em 2009 que hoje, se consolida com a busca não só dos ritmos da dança, mas os elementos que compõem sua história junto com estas culturas.

Flor de Pequi

Em atividade desde 2019, o grupo apresenta o Show Forró Lascado do Cerrado, com o lançamento da música de mesmo nome. Mas, o show mostra a trajetória do grupo até a atualidade, cantando as músicas que movimentaram os eventos e cidades por onde tocaram além das músicas autorais o grupo também apresentará grandes sucessos do forró, o show dançante contará com apresentações de grupos de dança de forró da cidade.

Por isso, a Flor de Pequi é uma banda fundada em 2019 em Campo Grande que traz em seu repertório o tradicional forró pé serra, xote, xaxado, baião entre outros ritmos regionais.

Em seu repertório buscam apresentar obras cuja melodia principal executada pela voz, mas há especial dedicação às obras instrumentais, nas quais a improvisação se torna tão importante quanto o tema principal.

Sendo assim, com composições como Forró lascado e Forró do Bole Bole, buscam difundir o gênero em diversas apresentações por Mato Grosso do Sul manifestando uma variedade de arranjos vocais criados pelo grupo, onde diferentes timbres vocais apresentados juntamente.

Serviço da Som da Concha Aquidauana 

Som da Concha com Isa Yasmin Cia de Dança e Flor de Pequi

Data: 4 de agosto de 2024

Horário: 18 horas

Local: Concha Acústica na Praça dos Estudantes, em Aquidauana

Entrada franca

 

 

Fonte: gov.ms