Você está visualizando atualmente SOCIALFI: Saiba tudo sobre a rede social do futuro
O movimento SocialFi agora começou a ganhar força à medida que a rede social se torna mais integrada ao blockchain.

SOCIALFI: Saiba tudo sobre a rede social do futuro

SocialFi é a nova rede social que com as criptomoedas e a tecnologia blockchain se tornam cada vez mais presentes em diversos setores do mercado, muito se fala em finanças descentralizadas ou DeFi. Mas, agora imagina a junção do conceito de rede social e finanças descentralizadas.

Um lugar onde influenciadores e produtores de conteúdo, podem monetizar mais efetivamente seus produtos ou conteúdos, além de que todos são donos de seus dados incluindo os usuários. Então, sem intermediários ou algoritmos tendenciosos, tudo no universo SocialFi.

O  que é SocialFi

Como o próprio nome diz, é a união entre Social e DeFi. As plataformas SocialFi oferecem uma abordagem Web3 totalmente descentralizada para criar, gerenciar e possuir plataformas de redes social e o conteúdo gerado por seus participantes oferecer maior inclusão para as pessoas; trazer ferramentas para fomentar as atividades diárias das comunidades e usuários.

No coração do SocialFi, os aplicativos são criadores de conteúdo, influenciadores e participantes que desejam melhor controle de seus dados, liberdade de expressão e capacidade de monetizar seus seguidores e engajamento nas redes sociais.

Por isso, a monetização normalmente ocorre em criptomoedas, enquanto o gerenciamento de identidade e a propriedade digital são conduzidos por tokens não fungíveis (NFTs).

Essas plataformas são estruturadas como organizações autônomas descentralizadas (DAOs) que são mais adequadas para evitar decisões de censura centralizadas.

Sendo assim, como a tecnologia blockchain avançou aos trancos e barrancos nos últimos anos. A infraestrutura SocialFi é capaz de lidar com as taxas de transferência necessárias para interações de rede social.

O movimento SocialFi agora começou a ganhar força à medida que a rede social se torna mais integrada ao blockchain. Muitos investidores, incluindo empresas tradicionais, estão começando a investir em novos projetos de blockchain social.

No entanto, muitos projetos ainda estão nos estágios iniciais. Entretanto, possuem planos ousados para o futuro, com um olhar bastante crítico para como melhor utilizar a web3 para alavancar suas atividades e as vidas dos usuários.

Dessa forma, conseguimos encontrar alguns projetos que pretendem modificar nossas interações online.

Torum

Um exemplo brilhante de um projeto SocialFi bem-sucedido. Trata-se de um protocolo criado especificamente para a comunidade cripto que integra mídias sociais com um mercado NFT, finanças descentralizadas (DeFi) e um avatar NFT para fãs do metaverso. Turum se destaca de seus concorrentes com mais de 200 mil assinantes.

Steemit (STEEM)

É uma das plataformas de SocialFi mais antigas do mercado de criptomoedas. E apesar de ter sofrido um ataque recentemente a plataforma ainda gera bastante interesse dos usuários que são remunerados com sua criptomoeda nativa, STEEM, por criarem e qualificarem conteúdo assim como em outras plataformas sociais de notícias como, por exemplo, o Reddit.

Através do advento da gestão de canais/comunidades o projeto permite que os usuários se conectem com outras pessoas. Desse modo, compartilhem dos mesmos interesses facilitando a troca de informação e impulsionando a possibilidade de monetização.

Ultra (UOS)

Um projeto de blockchain social que visa revolucionar a forma como o conteúdo é compartilhado em várias plataformas. A plataforma espera oferecer aos usuários um balcão único para compartilhar videogames, música e outros tipos de entretenimento de maneira totalmente descentralizada.

Kala Network

Está em um estágio iniciail mas focado em fornecer uma maneira de encorajar seus usuários a criarem conteúdo. Mirando nos quase 5 bilhões de usuários das redes sociais, a proposta é que os criadores de conteúdo possam criar uma caneta NFT. O objetivo é impulsionar seus ganhos e, assim, monetizar suas atividades.

Não é necessário investir no NFT de caneta para ganhar tokens mas, com a Pencil Pen o usuário ganha mais tokens que terá de gastar, periodicamente, para dar manutenção no equipamento ou vender para obter lucro.

Fonte: olhardigital