Você está visualizando atualmente SIDROLÂNDIA: Cia Dançurbana para crianças e jovens
"Aqui, Ali e em Todo Lugar" é o projeto de dança da Cia Dançurbana para jovens e crianças com espetáculos infantis e oficina de dança

SIDROLÂNDIA: Cia Dançurbana para crianças e jovens

Projeto de dança tem aprovação do FIC

Primeiramente, “Aqui, Ali e em Todo Lugar” é o projeto de dança da Cia Dançurbana para jovens e crianças. Com apresentação de espetáculos infantis e oficina de dança também para arte-educadores. Aliás, a abertura do projeto será na segunda-feira (11), às 15 horas. A começar, com a apresentação do espetáculo “K-ZUU”. Na Câmara Municipal de Sidrolândia.

Já na próxima terça (12), às 15 horas, a companhia encena o espetáculo “R.U.I.A – Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória”. Sobretudo, na Escola Municipal Pedro Aleixo. No entanto, na quarta-feira (13), das 14h às 18 horas, é a vez da oficina de dança na Câmara Municipal de Sidrolândia. Aliás, o projeto está sendo realizado com o incentivo do Fundo de Investimentos Culturais (FIC). Em parceria com a Fundação de Cultura de MS (FCMS). E do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

O projeto “Aqui, Ali e em Todo Lugar” da Cia Dançurbana busca levar espetáculos de dança para crianças e adolescentes. Com o objetivo de aproximá-los das Artes. E assim, dar acesso à cultura. Abrindo, dessa forma, um novo horizonte de possibilidades para eles. Além disso, visa incentivar a formação de arte-educadores. Bem como, de professores da rede pública. Através da oficina “Que dança se dança na escola?”.

90% do elenco é vem de projetos sociais

“A Cia Dançurbana tem um trabalho sociocultural há muitos anos. Cerca de 90% do nosso elenco é gerado pelos projetos sociais. Sua principal realização se dá na periferia de Campo Grande e nas escolas públicas. Por isso, nós sempre tivemos esse desejo de estar nas escolas. Sobretudo, com a comunidade. ainda mais trocando experiências com crianças e adolescentes. Afinal, são projetos como este, que abriram futuro para os integrantes da Cia Dançurbana.

Então, ao plantar uma sementinha nesses espaços educacionais, nós estamos realizando um desejo. Que é o de propiciar a atuação profissional de crianças e jovens na área das artes. E isso, faz parte da nossa missão”, segundo Marcos Mattos, diretor da Cia Dançurbana.

Com 20 anos de atuação, a Cia Dançurbana vem se dedicando à criação de espetáculos infantis desde 2017. Os espetáculos que são apresentados em Sidrolândia, “K-ZUU” e “R.U.I.A – Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória”, são frutos da experiência do grupo com a comunidade escolar. Para as criações destes trabalhos o grupo propôs a transversalidade de linguagens. Estamos falando de poesia, brincadeiras, teatro e música. Como também de palhaçaria, contação de história e dança.

Para tanto, o diretor e os intérpretes-criadores participaram de diversas oficinas e workshops. Em paralelo, a companhia fez uma ampla pesquisa bibliográfica. Que resultou no aprofundamento dos estudos. Sendo assim, pôde descobrir mais sobre a infância por meio de uma linha de pensamento proposta por Rudolf Steiner. Nos referimos à Antroposofia. Que discorre sobre a subdivisão da infância. Em relação à vida adulta em diferentes ciclos.

 

Espetáculo “K-ZUU” para crianças de 0 a 7 anos 

 

K-ZUU, esse nome faz menção ao instrumento musical kazoo. Entretanto, a onomatopeia sugere que esse som se deve à metamorfose. Pois, remete a certos insetos. Bem como, seus casulos, que lhes serve de proteção. Durante seu processo de transformação. O espetáculo K-ZUU se inspira na metamorfose de uma lagarta. Para criar uma referência ao ciclo de vida da criança. Que é o próprio desenvolvimento do ser. Pois inclui a unidade onde o que é físico, anímico e espiritual se misturam.

Espetáculo “R.U.I.A” para o público de 7 a 14 anos 

Enfim, entre os 7 e 14 anos, é o período que ocorre o desenvolvimento das relações sociais. Como também, da memória cronológica. Além da compreensão da ligação entre causa-efeito. Assim sendo, o espetáculo “R.U.I.A – Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória” recria o recrear. Pois lança mão de estímulos. Como também de objetos que são ressignificados. E também, reinventados. Para propor um ecossistema habitado, sobretudo por criaturas mimológicas. Tudo isso, em meio a brincadeiras e jogos da infância.

A programação da Cia Dançurbana está agendada para os dias 11, 12 e 13 de abril. Consulte o programa completo e mais detalhes pelo site: www.dancurbana.com.br

Além de Sidrolândia, o projeto também está previsto para se apresentar em Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Dourados e Campo Grande.