Muitas pessoas não têm acesso a este recursos essencial à vida e, quem tem, nem sempre usa com sabedoria
No Brasil, um país em que a desigualdade no acesso a água é enorme, o consumo médio chega a 200 litros ao dia por pessoa, mostrando que em muitos lugares é possível economizar água, sem abrir mão da qualidade de vida.
A Organização das Nações Unidas estima que cada pessoa precise de cerca de 110 litros de água por dia para as necessidades básicas de consumo e higiene. Mas, muitas pessoas não têm acesso a este recursos essencial à vida e, quem tem, nem sempre usa com sabedoria.
Sendo assim, separamos algumas dicas de como é possível economizar este recurso tão precioso em diferentes situações e lugares da nossa vida doméstica. A falta de chuvas compromete os níveis das reservas de água e até mesmo o fornecimento de energia.
Portanto, é preciso cobrar que as indústrias e o agronegócio adotem medidas para economizar este recurso fundamental para a vida de todos, mas podemos contribuir fazendo a nossa parte!
Como economizar água em casa?
1. Tomar banho
O banho pode ser rápido. Em cinco minutos dá para limpar bem o corpo. A economia é ainda maior se, ao se ensaboar, você fechar o registro.
Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Se você fechar o registro ao se ensaboar, e reduzir o tempo do banho para 5 minutos, seu consumo cai para 45 litros. Assim, a redução é de 90 litros de água, o equivalente a 360 copos de água com 250 ml.
2. Escovar os dentes
Feche a torneira enquanto estiver escovando os dentes. Aquela não é usada e água não precisa ir para o ralo. Calcula-se que em 5 minutos com a torneira não muito aberta, são gastos 12 litros de água. Sendo assim, se usar a água apenas para molhar a escova e enxaguar a boca, o consumo cai para meio litro.
3. Lavar o rosto e barbear
Ao lavar o rosto em 1 minuto, com a torneira meio aberta, uma pessoa gasta 2,5 litros de água. A dica é não demorar! Aliás, o mesmo vale para o barbear: em 5 minutos gastam-se 12 litros de água. Contudo, com economia, o consumo cai para 2 a 3 litros. Assim, a redução é de 10 litros de água, suficiente para manter-se hidratado por pelo menos 5 dias!
4. Dar descarga
Nunca use o vaso sanitário como lixo. Cada vez que acionamos a descarga, usamos muita água. Não jogar o papel higiênico no vaso é outra dica que ajuda a evitar o uso de mais água ou possíveis entupimentos. Assim, em apenas 6 segundos, um vaso sanitário com válvula acionada gasta 12 litros de água e esse volume pode chegar a 30 litros se a válvula estiver com problemas. Desse modo, manter a válvula regulada e prestar atenção em possíveis vazamentos são outros cuidados importantes.
Alternativas mais sustentáveis
Já estão no mercado vasos sanitários que gastam 6 litros de água por descarga, e opções com caixas acopladas que gastam entre 3 e 6 litros por descarga, dependendo da finalidade de sua utilização. Além disso, o gasto na substituição do modelo convencional por estas alternativas acaba sendo compensado pela redução no consumo e conta de água.
5. Lavar a louça
Com um guardanapo ou papel absorvente, limpe os restos de comida da louça e panelas. Depois molhe as peças e lave com água e sabão ou detergente. Aliás, outro hábito importante é ensaboar tudo o que vai ser lavado para só depois abrir a torneira de novo e começar a enxaguar.
Numa casa, lavando louça com a torneira meio aberta, em 15 minutos são utilizados 117 litros de água. Com o modo de lavar indicado acima, o consumo pode chegar a 20 litros redução de 97 litros de água. Portanto, para quem tem máquina de lavar louça a dica é usar só quando ela estiver cheia.
6. Limpar alimentos
Na higienização de frutas e verduras deve-se deixá-las durante 15 minutos numa vasilha com água e cloro, ou água sanitária de uso geral, na proporção de uma colher de sopa desses produtos para um litro de água. Logo depois, as frutas e verduras devem ser deixadas durante 10 minutos numa vasilha com vinagre, na proporção de duas colheres de sopa de vinagre para um litro de água.
Ao invés de usar água corrente. Portanto, separe potes e vasilhas grandes para fazer estes molhos em água. Dessa maneira dá para limpar bem os alimentos e economizar o máximo de água possível.
7. Lavar roupas
Junte bastante roupa suja e não ligue a máquina para lavar poucas peças. Assim, quem lava roupa no tanque, deve deixar as roupas de molho e usar a mesma água para esfregar e ensaboar água nova só para o enxague. Dá ainda para reaproveitar a água da roupa para limpar o quintal ou a área de serviço.
No tanque, com a torneira aberta por 15 minutos, o gasto de água pode chegar a 279 litros. A máquina de lavar roupa com capacidade de 5 quilos gasta 135 litros por lavagem. Dessa forma, o ideal é usá-la somente com a capacidade total.
8. Cuidar do jardim
Para molhar as plantas, prefira o regador ao invés da mangueira. Molhar as plantas durante 10 minutos com a mangueira pode consumir até 186 litros. Assim, para economizar, a rega durante o verão deve fazer de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. Entretanto, no inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã. Quando precisar usar a mangueira, pode optar pelo esguicho-revólver, que ajuda a economizar cerca de 96 litros por dia.
9. Limpar a calçada e o carro
Não faz sentido usar a mangueira e desperdiçar água para limpar a calçada se dá para varrer e não gastar nenhum litro. Aliás, o mesmo vale para o quintal. Em 15 minutos de mangueira ligada para lavar a calçada, desperdiçados 279 litros de água. Mesmo quando for preciso usar água para lavar partes mais sujas, antes varra toda a sujeira que puder. No entanto, se houver uma sujeira localizada, use a técnica do pano umedecido com água de enxágue da roupa ou da louça.
Portanto, o carro não deve ser lavado em épocas de estiagem, meses do ano m que chove menos. Na época das chuvas, se necessário, use um balde e um pano para lavar o carro ao invés de uma mangueira.
Fonte: ciclovivo