No momento, você está visualizando Seu cérebro tem um “contador de quilometragem”, dizem cientistas; entenda
Cientistas da Universidade de St Andrews descobriram que células específicas do cérebro humano disparam regularmente a cada poucos passos, funcionando como um contador de quilometragem. Foto: Freepik

Seu cérebro tem um “contador de quilometragem”, dizem cientistas; entenda

Cientistas descobriram, através de estudos, um mecanismo cerebral que funciona como o contador de quilometragem do nosso cérebro

Pela primeira vez, cientistas identificaram um mecanismo cerebral que funciona como um “contador de quilometragem” interno durante a locomoção, o estudo publicado na revista Current Biology revela que células específicas no cérebro disparam regularmente a cada poucos passos. Desse modo, permitindo a estimativa precisa de distâncias percorridas.

A pesquisa liderada por James Ainge da Universidade de St Andrews monitorou ratos em movimento e descobriu que as “grid cells” (células de grade) disparam aproximadamente a cada 30 centímetros percorridos. “Quanto mais regular era o padrão de disparo, melhor os animais estimavam a distância necessária para obter a recompensa”, explicou Ainge.

Um experimento complementar com humanos em uma arena de 12×6 metros confirmou o mesmo mecanismo. Voluntários estimaram corretamente as distâncias quando caminharam em ambientes simétricos, mas cometeram erros quando a forma do ambiente foi alterada, assim como os ratos.

A descoberta explica por que a navegação se torna difícil na neblina ou no escuro: “Quando o sinal não é regular, eles parecem subestimar cronicamente. É evidente que navegar na neblina é mais difícil, mas o que talvez não se perceba é que isso também prejudica nossa capacidade de estimar distâncias”, destacou o pesquisador.

Por fim, confira duas curiosidades sobre o cérebro, órgão tão importante do nosso corpo.

  • Uma das maiores curiosidades sobre o cérebro é que ele representa apenas cerca de 2% do peso corporal. Mas consome aproximadamente 20% de toda a energia do corpo. Isso mostra o quão metabolicamente ativo e exigente ele é.
  • O cérebro humano tem a capacidade de gerar eletricidade suficiente para acender uma pequena lâmpada. Embora não possamos fazer isso na prática, os neurônios destacam a intensa atividade elétrica que ocorre constantemente em nossas cabeças, comunicando-se através de impulsos elétricos e químicos.

Fonte: olhar digital